Moradores de comunidade quilombola em Cavalcante reclamam de água enferrujada nas torneiras

17 outubro 2025 às 17h21

COMPARTILHAR
Moradores da comunidade Quilombola da Capela, no município de Cavalcante, no nordeste goiano, denunciam que há anos a água que chega às torneiras das casas está suja e com cor de ferrugem. O problema, segundo os relatos, persiste mesmo após a substituição de parte da rede de distribuição.
O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, reconhece a situação e afirma que o município, em parceria com a Saneago, trabalha para resolver o problema. “Essa questão da água já vem há algum tempo. A Saneago fez e trocou a rede, mas a água ainda não é boa. Ela tem a cor enferrujada”, explicou.
Vilmar disse ainda que o processo para melhoria do sistema está em andamento. “Tivemos uma audiência com o Ministério Público e com o dono da terra para liberar a área onde será construída a estação de tratamento. O processo já está encaminhado, e estamos fazendo a segunda parte, que é a montagem da estação”, afirmou.
O prefeito destacou que há entraves burocráticos e conflitos de propriedade que dificultaram o andamento das obras. “Claro que a gente quer água limpa para todo mundo, mas às vezes a questão burocrática atrapalha. O pessoal tem conhecimento do que aconteceu”, completou.
Sanego diz que não opera o sistema
Em nota, a Saneago informou que não é responsável pela operação do sistema de abastecimento de água na Comunidade Quilombola da Capela, cabendo essa função à Prefeitura de Cavalcante.
A Companhia destacou, porém, que atende a um pedido do município e está “substituindo e ampliando as redes de distribuição de água, realizando limpeza e manutenção no reservatório, além da implantação de filtros e tratamento químico no poço tubular profundo que abastece o povoado”.
A empresa afirmou ainda que essas ações fazem parte do compromisso social da Saneago em contribuir para a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida em comunidades tradicionais.
Leia também:
Adutora da Saneago rompe pela quarta vez em Aparecida de Goiânia e destrói rua; veja vídeo