Moradores da comunidade Quilombola da Capela, no município de Cavalcante, no nordeste goiano, denunciam que há anos a água que chega às torneiras das casas está suja e com cor de ferrugem. O problema, segundo os relatos, persiste mesmo após a substituição de parte da rede de distribuição.

O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, reconhece a situação e afirma que o município, em parceria com a Saneago, trabalha para resolver o problema. “Essa questão da água já vem há algum tempo. A Saneago fez e trocou a rede, mas a água ainda não é boa. Ela tem a cor enferrujada”, explicou.

Vilmar disse ainda que o processo para melhoria do sistema está em andamento. “Tivemos uma audiência com o Ministério Público e com o dono da terra para liberar a área onde será construída a estação de tratamento. O processo já está encaminhado, e estamos fazendo a segunda parte, que é a montagem da estação”, afirmou.

O prefeito destacou que há entraves burocráticos e conflitos de propriedade que dificultaram o andamento das obras. “Claro que a gente quer água limpa para todo mundo, mas às vezes a questão burocrática atrapalha. O pessoal tem conhecimento do que aconteceu”, completou.

Sanego diz que não opera o sistema

Em nota, a Saneago informou que não é responsável pela operação do sistema de abastecimento de água na Comunidade Quilombola da Capela, cabendo essa função à Prefeitura de Cavalcante.

A Companhia destacou, porém, que atende a um pedido do município e está “substituindo e ampliando as redes de distribuição de água, realizando limpeza e manutenção no reservatório, além da implantação de filtros e tratamento químico no poço tubular profundo que abastece o povoado”.

A empresa afirmou ainda que essas ações fazem parte do compromisso social da Saneago em contribuir para a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida em comunidades tradicionais.

Leia também:

Adutora da Saneago rompe pela quarta vez em Aparecida de Goiânia e destrói rua; veja vídeo

Tratamento secundário da ETE de Goiânia é inaugurado