COMPARTILHAR

PGR comandará procedimento contra o apresentador (Monark) e o convidado (Kim) que, durante episódio do Flow Podcast, defenderam existência de partido nazista no Brasil.

Ex-apresentador do flow Podcast, Monark, defendeu a legalização de um partido nazista no Brasil.

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, determinou, na última terça (8), abertura de investigação contra o youtuber Monark e o deputado federal Kim Kataguiri (DEM). A suspeita é de apologia ao nazismo. Durante um episódio do programa Flow Podcast, transmitido na última segunda-feira (7), os dois defenderam criação de um partido nazista no Brasil.

O Ministério Público Federal (MPF) relatou ter recebido pedidos de representação contra o apresentador e o deputado. Em nota, o órgão repudiou o discurso dos envolvidos e ressaltou que há limites para liberdade de expressão. “O direito à liberdade de expressão não é absoluto, e, repudiar o nazismo, é uma tarefa permanente, que deve ser reiterada por todos”, informou o MPF.

O caso será analisado pela assessoria criminal do gabinete de Augusto Aras, já que envolve um parlamentar com foro privilegiado. Caso as investigações apontem para existência de crime, a PGR poderá denunciar Kataguiri ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Monark, à Justiça de São Paulo.

O caso

Aiub (Monark) defendeu a legalização de um partido nazista no Brasil e afirmou que as pessoas deveriam ter “o direito de ser idiotas”. “A questão é, se o cara quiser ser um anti-judeu, ele tinha de ter direito de ser”, complementou o YouTuber

Kim defendeu o posicionamento de Monark. Para o deputado, independentemente de opinião, todos os posicionamentos deveriam ser aceitos. Além disso, criticou o fato de a Alemanha ter criminalizado o nazismo após o fim da Segunda Guerra Mundial. “A melhor maneira de você reprimir uma ideia é dando luz naquela ideia, para ela seja rechaçada socialmente e então socialmente rejeitada”, afirmou o deputado.

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) estava presente no programa e se opôs as comentários dos participantes.

Sobre o Nazismo 

Nazismo é um termo que deriva da sigla “nazi”, utilizada como referência ao Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. A ideologia foi difundida por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sua principal característica é pregar noção de superioridade do homem branco ariano sobre as demais “raças”. Além disso, defende criação de “espaço vital” para esse grupo.

A política culpabilizou os judeus pelos problemas econômicos da Alemanha na época. O fator acarretou no holocausto, o extermínio de seis milhões de pessoas, maioria judias, em campos de concentração. 

Durante o regime, todos aqueles considerados indesejáveis aos planos de Hitler eram enviados aos campos de concentração. Incluia-se negros, homossexuais, ciganos, deficientes físicos e mental e outros. Essas pessoas eram submetidas ao trabalho forçado, serviam de cobaias para experimentos científicos e eram mortas em câmaras de gás ou por fuzilamento.