“Momento é de reestruturar o sistema e ter dinheiro para investir, além de custear”, diz membro da CDTC
07 outubro 2019 às 09h04

COMPARTILHAR
Vereador elogia iniciativa do governo de buscar diálogo com municipios da RMG, “é preciso dividir resposanbilidades”

Para o representante da Câmara Municipal de Goiânia na Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC), vereador Lucas Kitão (PSL), o posicionamento do governo do Estado de buscar o diálogo com as prefeituras da Região Metropolitana de Goiânia para que elas “façam sua parte” em relação ao projeto de desoneração da tarifa de ônibus é visto como um momento de “amadurecimento” da discussão. “O momento é de reestruturar o sistema e ter dinheiro para investir, além de custear”, defende o parlamentar.
“É preciso de fato dividir responsabilidades, acredito que esse seja o caminho para as melhorias no transporte público”, avaliou o parlamentar. “A implantação de parquímetros, pedágio urbano e exploração publicitária são formas conscientes e responsáveis de criação de receitas extra-tarifárias”, destaca Lucas, ao enfatizar que em sua visão essa estratégia é bastante positiva.
Kitão tem sido uma voz contrária à desoneração baseada no aumento do licenciamento. “É preciso cobrar das prefeituras essas ações e o próprio Estado tem que dar o exemplo, honrando os subsídios de gratuidades e buscando o diálogo pela retomada da bilhetagem, que seria a forma mais legítima de o governo saber a parcela de contribuição de sua responsabilidade e o que ele pode cobrar dos municípios”, argumenta.