Ministério Público de Goiás recomenda que municípios do entorno de Brasília sigam decreto estadual
23 março 2021 às 18h17

COMPARTILHAR
Promotores que respondem por 18 municípios do entorno pedem que prefeitos e secretários municipais de saúde se adequem ao decreto de abril de 2020
Foi encaminhada uma recomendação conjunta aos prefeitos e secretários municipais de saúde de 18 municípios que ficam localizados na chamada região de entorno do Distrito Federal, para que todos passem a seguir o decreto n° 9.653, de 19 de abril de 2020, do Poder Executivo Estadual. É recomendada ainda a adequação às normativas expedidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
O documento foi repassado nesta terça-feira, 22, aos gestores de Luziânia, Formosa, Planaltina, Alexânia, Valparaíso, dentre outras cidades. Segundo o Ministério Público de Goiás (MP-GO), as notas técnicas da SES instituíram o mapa de risco do Estado, classificando as regiões em situações de alerta, situação crítica e situação de calamidade, fazendo com que medidas possam ser tomadas com base nesses indicadores. O MP-GO ressalta ainda que flexibilizações não poderão ser tomadas caso os municípios estejam em situação de calamidade pública.
O documento encaminhado reitera que as medidas de restrição ou flexibilização em relação às regras estaduais, é de responsabilidade somente do município. Diante disso, os prefeitos e as autoridades de saúde daquela cidade devem se atentar para a quantidade de leitos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), agindo de maneira proporcional à capacidade de atendimento desse sistema. Por fim, a recomendação alerta para o fato de que é perceptível um aumento nos números de pessoas contaminadas pela covid-19, o que segundo autoridades, deve ser observado por prefeitos, na tentativa de conter o avanço da doença.