COMPARTILHAR

Função descrita com o nome de relações institucionais e governamentais passa a integrar a Classificação Brasileira de Ocupações

O Ministério do Trabalho incluiu, na última segunda-feira (19/2), o lobby no cadastro oficial de ocupações do País. Com o nome de relações institucionais e governamentais, a função passa a ser reconhecida oficialmente pelo governo.

A decisão antecipa uma possível regulamentação da profissão em discussão há muitos anos no Congresso. No fim do ano passado, a Câmara dos Deputados chegou a aprovar regime de urgência para uma proposta de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), que tramita desde 2007, mas a matéria nunca foi colocada em votação.

O Ministério do Trabalho descreve a profissional como “defensor de interesses (relações governamentais), profissional de relações institucionais, profissional de relações governamentais”.

Além da definição de lobby, a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), utilizada para identificar ocupações no mercado de trabalho, recebeu outras 18 novas profissões.

Segundo informações do Ministério do Trabalho, o reconhecimento de uma ocupação é feito após um estudo das atividades e do perfil da categoria. Durante o processo, são realizadas oficinas com os trabalhadores.

A coordenadora da CBO no Ministério do Trabalho, Cláudia Maria Virgílio de Carvalho, explica que o reconhecimento da ocupação é uma construção entre o governo e a sociedade. Ela destaca a importância de ouvir todos os envolvidos, inclusive os trabalhadores. “Quem melhor pode falar sobre uma ocupação é quem desempenha a função”, pondera.