Michel Temer é contratado por Google para fazer lobby em favor do PL das Fake News

01 julho 2023 às 09h07

COMPARTILHAR
O ex-presidente Michel Temer foi contratado pelo Google para auxiliar nas negociações com o Congresso Nacional para tratar do projeto de lei 2.630 de 2020, o PL das fake news. O projeto em discussão pretende regular as redes sociais no Brasil, e Michel Temer deve fazer lobby em favor dos interesses da empresa. A informação foi confirmada pela assessoria de Michel Temer.
Já há três semanas que o antigo chefe do Executivo media as relações entre parlamentares e a big tech. Temer já se reuniu em São Paulo com o deputado Orlando Silva (PC do B-SP), que é relator do projeto, e diretores do Google no Brasil para apresentar as visões da companhia sobre a legislação.
Em nota, o Google afirmou que contrata agências e consultores especializados para ajudar a “mediar esforços de diálogo com o poder público”, principalmente em “questões importantes e técnicas como a construção de uma nova legislação”.
O PL das Fake News
O PL das Fake News propõe a regulação das plataformas digitais, como Google, Meta, Twitter e TikTok. Entre as passagens mais relevantes da proposta estão relatórios de transparência, remuneração a veículos jornalísticos, política de combate à desinformação e pagamento de direitos autorais.
Se o texto for aprovado, redes sociais passarão a ser co-responsáveis pelo conteúdo das publicações que recebem para impulsionar. Danos causados por publicações indevidas podem causar consequências legais para as empresas de tecnologia, que antes se isentavam da responsabilidade sobre conteúdo produzido por terceiros. A votação do PL foi adiada em abril depois que Orlando Silva e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), calcularam que não teriam votos suficientes para sua aprovação.
Com informações de Poder360.