PT só vai apoiar Mendanha caso prefeito declare apoio ao Lula
25 fevereiro 2022 às 07h30

COMPARTILHAR
Rumores sobre uma possível aliança entre o PT e Gustavo Mendanha, caso o prefeito de Aparecida de Goiânia realmente se candidate, correm desde janeiro
Com a possibilidade da constituição de federações, a união entre PT, PV, PSB e PCdoB já repercute no cenário estadual antes mesmo de ser oficializada. Em cenário estadual, janeiro foi repleto de rumores sobre uma possível aliança entre o PT e Gustavo Mendanha, caso o prefeito de Aparecida de Goiânia realmente se candidate. Contudo, a presidente do PT em Goiás, Kátia Maria, foi clara ao Jornal Opção, que tal aliança só irá ocorrer caso Mendanha declare apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No ano passado, o PSB – que pode se federar com o PT – chegou a sinalizar a possibilidade de apoiar candidatura de Gustavo Mendanha ao governo caso este não se filiasse ao PL. A filiação não ocorreu e pode permanecer sem ocorrer, uma vez que a tendência é que Vitor Hugo integre o partido como candidato de Jair Bolsonaro (PL) ao governo do estado. “O PSB já tinha declarado apoio ao Gustavo Mendanha, nós só vamos apoiar o Gustavo Mendanha se o Mendanha declarar apoio ao Lula”, afirmou Kátia.
No entanto, apesar de permanecer com constante diálogo com Mendanha, assim como todas as “forças progressistas” de Goiás, Katia ressalta que se aliar com o prefeito de Aparecida de Goiânia ou não ainda permanece no campo das ideias. “Primeiro ele vai ter que se definir candidato, porque ainda isso não se sabe. Ele ainda precisa renunciar ao cargo de prefeito para isso”, explica. Ao Jornal Opção, Kátia ainda reforça que, independente da estratégia a ser utilizada, o objetivo do partido em Goiás é derrotar o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), no pleito, que visa reeleição.