Ex-secretário de Cultura divulga carta de despedida com uma série de agradecimentos e menção ao irmão, Alexandre Baldy: “minha inspiração e referência na vida pública”

Após pouco mais de um ano à frente da secretaria de Cultura de Goiás, Adriano Baldy foi exonerado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) nesta terça-feira, 26. Após a publicação no Diário Oficial, o irmão de Alexandre Baldy (Progressistas) divulgou uma carta de despedida em que agradece Caiado pela confiança durante esse período.

Adriano também cita a primeira-dama Gracinha Caiado; secretários de Estado; o servidor Marcelo Garcia, do Gabinete de Políticas Sociais; servidores da pasta; além de superintendentes, gerentes, coordenadores de unidades e pessoal da limpeza, da segurança, do transporte, dos recursos humanos e de todas as áreas.

“Nesse período, trabalhamos para aprimorar a preservação do patrimônio cultural e histórico de Goiás; pela tradição e memória do povo goiano; para fomentar e, sobretudo, democratizar a cultura; pela valorização da classe artística e concretização de projetos”, afirma Adriano. “Mesmo em meio a um cenário tão desafiador, como foi 2020, com a pandemia de Covid-19, nós avançamos”, acrescenta.

O ex-secretário encerra a carta externando sua gratidão a Deus, à família, aos amigos e a todos que compuseram sua equipe. Ele destaca que o irmão Alexandre Baldy é sua “inspiração e referência na vida pública”. Leia a carta na íntegra:

Carta de despedida

Com quase um ano e dois meses de gestão, me despeço, hoje, da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás. E começo agradecendo. Agradeço profundamente ao governador Ronaldo Caiado pela confiança depositada em mim e pelas diretrizes durante todo esse período. Agradeço à primeira-dama Gracinha Caiado, sempre presente e acessível. Foram vários os momentos em que nos encontramos para compartilhar diagnósticos, ações e projetos da Pasta, sempre com o objetivo de democratizar a cultura e de chegar aos 246 municípios goianos. Estendo os meus profundos agradecimentos aos meus colegas, secretários de Estado, nas pessoas do presidente da Goinfra, Pedro Sales (com quem firmamos importantes parcerias para revitalizações de bens públicos) e da Secretária de Economia, Cristiane Schmidt (que sempre nos atendeu, conforme a realidade fiscal do Estado, com as demandas  da Cultura). Também agradeço, de forma especial, ao servidor Marcelo Garcia, do Gabinete de Políticas Sociais, pelo apoio, amizade e orientações. O meu muito obrigado a todos os servidores da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, com quem trabalhei durante um ano, um mês e 28 dias; dos superintendentes, gerentes, coordenadores de unidades ao pessoal da limpeza, da segurança, do transporte, dos recursos humanos e de todas as áreas.

Nesse período, trabalhamos para aprimorar a preservação do patrimônio cultural e histórico de Goiás; pela tradição e memória do povo goiano; para fomentar e, sobretudo, democratizar a cultura; pela valorização da classe artística e concretização de projetos.

Mesmo em meio a um cenário tão desafiador, como foi 2020, com a pandemia de Covid-19, nós avançamos. Realizamos o Fica 2020 em formato 100% digital, com a mesma média de filmes inscritos nas edições presenciais e recorde de acessos remotos, além de público de 23 países. Concluímos projetos importantes de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, como o Parque de Inovação Cultural e Criatividade (PIC) e o Juventude Criativa, prontos para serem implementados nas áreas de games, moda, música, cinema e outros. Transformamos uma van sucateada em gibiteca móvel, que levaria leitura até as crianças assim que a pandemia acabasse e criamos o projeto Cultura em Casa, por meio do qual levamos cultura e entretenimento a todos os goianos desde março do ano passado. Todas as bibliotecas, os museus, as casas de exposições, shows e espetáculos, além do Arquivo Histórico e unidades do interior foram envolvidas na produção de conteúdos. Apresentamos uma lista extensa de atividades com música, cinema, teatro, literatura, artes visuais, história goiana, patrimônio histórico, fotografia, além de cursos nas redes sociais da Secretaria. Garantimos acesso a todos os goianos, aumentamos em mais de 100% os acessos ao site e mídias digitais da Pasta. Valorizamos os artistas visuais do estado por meio de exposições semanais no Centro Cultural Octo Marques e na Vila Cultural Cora Coralina com a divulgação de trabalhos de profissionais de diversas gerações. De forma que avalio termos avançado significativamente conforme a realidade do fiscal do Estado nos permitiu, já que não dispomos de recursos. Fomos diversas vezes a Brasília atrás de ajuda, abrimos frente de articulação com os  deputados federais e senadores goianos, articulamos no Congresso, estivemos em dezenas de Ministérios de Estado, sempre em busca de recursos e parcerias. Então, encerro esta carta com a minha gratidão também a Deus, à minha família, aos meus pais Eulina e Dr. Joel, à minha esposa Débora, meus filhos Alessandra, Gustavo e Gabriel e ao meu irmão Alexandre Baldy, minha inspiração e referência na vida pública, aos meus amigos e a todos que compuseram a minha equipe. Um grande abraço a todos.

Adriano Baldy de Sant’Anna Braga