COMPARTILHAR

Uma menina de 11 anos morreu após cair de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 10. O Corpo de Bombeiros recuperou o corpo sem vida de Bianca Zanella 10 horas depois da queda de 70 metros. A criança, que teria Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com os bombeiros, estava acompanhada dos pais, turistas de Curitiba (PR).

O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, afirmou que a família se encaminhava em direção a um banco de descanso quando Bianca Zanella teria corrido e caído. No ponto onde eles estavam, não há nenhuma cerca de proteção. “Eles estavam se deslocando para um banco de descanso no Cânion Fortaleza, onde iriam fazer um lanche. A menina saiu correndo e o pai também, para alcançá-la, mas não conseguiu, e ela acabou caindo”, disse o secretário à Rádio Gaúcha.

A queda ocorreu por volta das 13h40. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas imediatamente, com drones com câmeras térmicas, que localizaram a criança por volta das 17h30, em uma área de difícil acesso. A descida de rapel iniciou às 22h10 e os bombeiros chegaram ao corpo em cerca de 20 minutos. A confirmação da morte ocorreu às 23h38.

O governador Eduardo Leite (PSD) lamentou o ocorrido em vídeo publicado em suas redes sociais: “Quero deixar minha solidariedade à família que enfrenta uma perda irreparável. Agradeço também às nossas forças de segurança pela dedicação e esforço no resgate”, declarou.

O Parque Nacional da Serra Geral, onde ocorreu a tragédia, é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza, situada na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e é um dos destinos mais procurados por turistas na região. O Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23km do centro da cidade de Cambará do Sul.