Menina de 11 anos que caiu em cânion no RS é encontrada morta por bombeiros

11 julho 2025 às 09h29

COMPARTILHAR
Uma menina de 11 anos morreu após cair de um mirante no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 10. O Corpo de Bombeiros recuperou o corpo sem vida de Bianca Zanella 10 horas depois da queda de 70 metros. A criança, que teria Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com os bombeiros, estava acompanhada dos pais, turistas de Curitiba (PR).
O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, afirmou que a família se encaminhava em direção a um banco de descanso quando Bianca Zanella teria corrido e caído. No ponto onde eles estavam, não há nenhuma cerca de proteção. “Eles estavam se deslocando para um banco de descanso no Cânion Fortaleza, onde iriam fazer um lanche. A menina saiu correndo e o pai também, para alcançá-la, mas não conseguiu, e ela acabou caindo”, disse o secretário à Rádio Gaúcha.
A queda ocorreu por volta das 13h40. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas imediatamente, com drones com câmeras térmicas, que localizaram a criança por volta das 17h30, em uma área de difícil acesso. A descida de rapel iniciou às 22h10 e os bombeiros chegaram ao corpo em cerca de 20 minutos. A confirmação da morte ocorreu às 23h38.
O governador Eduardo Leite (PSD) lamentou o ocorrido em vídeo publicado em suas redes sociais: “Quero deixar minha solidariedade à família que enfrenta uma perda irreparável. Agradeço também às nossas forças de segurança pela dedicação e esforço no resgate”, declarou.
O Parque Nacional da Serra Geral, onde ocorreu a tragédia, é uma unidade de conservação de proteção integral da natureza, situada na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e é um dos destinos mais procurados por turistas na região. O Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral a 23km do centro da cidade de Cambará do Sul.