Mecanismo que interrompe negociações na bolsa para “acalmar os ânimos do mercado” foi acionado pelo sexto pregão consecutivo 

A bolsa de valores voltou a registrar uma forte queda na manhã desta segunda-feira, 16. Às 11h30 o principal termômetro da Bolsa, o Ibovespa, registrou uma queda de 10,86% acionando o ‘circuit breaker’ pelo sexto pregão consecutivo. Com isso, as operações foram interrompidas por um período de 30 minutos.

A velocidade da queda dos principais índices da bolsa de valores é que tem chamado mais atenção dos especialistas neste período de crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus e outras relações de mercado.

Vale lembrar que, em janeiro deste ano, a variação do mesmo índice oscilava acima dos 115.000 pontos. Atualmente — três meses depois — o número gira em torno de aproximadamente 70.000 pontos.

Paralelamente, o dólar abriu forte e chegou a atingir o valor comercial de R$ 4,98. Em mais uma onda de tensões no mercado financeiro, a moeda americana registra alta de 2,58%. Na sexta-feira, 13, o dólar fechou em R$ 4,81, o que representa uma alta de 0,51% quando comparado ao dia anterior.