Medida Provisória adia suspensão do reajuste de remédios por mais 60 dias
02 junho 2020 às 07h42

COMPARTILHAR
Relator afirmou que permitir aumento no preço dos fármacos vai causar mais impactos nos cofres públicos

O relator da Medida Provisória 933/20, deputado Assis Carvalho (PT-PI), propôs nesta segunda-feira, 1, a prorrogação por mais 60 dias da suspensão do reajuste anual de medicamentos no Brasil. Inicialmente a suspensão estava prevista para o dia 1º de abril, mas foi prorrogada até esta segunda-feira, 1º, e, através da MP, deve permanecer até 31 de julho.
Assis Carvalho lembrou que o país já está arcando com grandes gastos por conta do coronavírus e, por isso, permitir o aumento no preço dos remédios vai causar mais impactos nos cofres públicos. “O nosso trabalho é fazer a manutenção desse congelamento para poder proteger, de um lado, o consumidor e, de outro lado, não ser uma prorrogação tão longa que prejudique o mercado”, disse o parlamentar.
O deputado ressaltou que algumas das emendas recebidas impedem a ampliação dessa suspensão por prazo indeterminado, no entanto, após conversar com o governo e com a indústria farmacêutica, ele optou pela prorrogação.
A medida deve ser pauta desta quinta-feira, 4, no Plenário da Câmara dos Deputados.