Médicos do Cremego recebem hoje menos do que em 2021
17 janeiro 2026 às 12h18

COMPARTILHAR
A implantação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) do Conselho Regional de Medicina de Goiás resultou em redução da remuneração paga a médicos que atuam como servidores da própria autarquia. Os valores atualmente pagos são inferiores aos praticados antes da mudança no plano.
Em 2025, médicos fiscais admitidos após a implementação do PCCS recebem R$ 14.321. Em 2021, antes da adoção do novo modelo, a remuneração para a mesma função era de R$ 16.106,79. O plano passou a vigorar em 2023.

Apesar da redução salarial interna, o Cremego adotou posição pública contrária ao novo credenciamento médico da Prefeitura de Goiânia, que prevê diminuição nos valores pagos por plantões. À época, o conselho ajuizou ação civil pública contra o município e criticou a proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde.
“A proposta da SMS é um desrespeito à dignidade da medicina e dos médicos, desvalorizando os profissionais que se dedicam diariamente a cuidar da saúde da população”, afirmou o órgão no momento em que decidiu judicializar o tema.
O PCCS do Cremego foi instituído em 2023, durante a gestão da médica Sheila Soares. Atualmente, ela integra a diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado de Goiás e tem se manifestado publicamente contra a redução dos valores de plantões proposta pela Prefeitura de Goiânia, por meio de vídeos e pronunciamentos.
A coexistência entre a política salarial adotada internamente pelo conselho e a atuação institucional contrária aos cortes promovidos pelo município tem gerado questionamentos entre médicos e entidades da área da saúde em Goiás.

