Em Goiás, bebê nasce segurando DIU e vídeo viraliza; assista
22 setembro 2025 às 18h54

COMPARTILHAR
Um vídeo gravado no Hospital Sagrado Coração de Jesus, em Nerópolis, chamou a atenção nas redes sociais, um recém-nascido aparece segurando um Dispositivo Intrauterino (DIU) logo após o parto. As imagens foram publicadas pela médica Natália Rodrigues, responsável pelo nascimento, e já somam mais de 40 mil visualizações.
A cena foi registrada após o parto de Matheus Gabriel, filho de Queidy Araújo de Oliveira. A mãe utilizava o DIU de cobre há dois anos, com acompanhamento regular, mas mesmo assim engravidou. O bebê nasceu saudável, apesar das complicações durante a gestação.
Ao publicar o vídeo, a médica brincou. “Segurando meu troféu de vitória: o DIU que não deu conta de mim!”. Ela também alertou sobre a possibilidade de falha em qualquer método contraceptivo. Segundo a médica, mesmo com acompanhamento, a eficácia do dispositivo não é absoluta.
Gravidez com DIU
Ao G1, Queidy contou que havia optado pelo método porque ela e o marido — que aguarda na fila para realizar a vasectomia — não planejavam mais filhos. A descoberta da gestação ocorreu durante um exame de rotina.
“Quando a gente menos espera, num retorno de DIU, no ultrassom para ver como estava, eu descubro positivo. A reação foi desesperadora”, relembra.
De acordo com a mãe, a gravidez exigiu cuidados especiais porque não havia como retirar o dispositivo sem colocar em risco a vida do bebê. “Ela [a médica] falou: Você está grávida, mas vai ser uma gravidez bem complicada, porque se eu tirar o DIU, eu tiro o bebê”, relatou.
A taxa de falha do DIU de cobre é de 0,6%, enquanto o DIU hormonal apresenta margem ainda menor, 0,2%. Apesar disso, complicações podem ocorrer, como aconteceu no caso de Queidy, que enfrentou episódios de sangramento e descolamento durante a gestação.
Matheus Gabriel nasceu saudável, e o pai celebrou nas redes sociais. “Fábrica fechada.”
Leia também
Implanon chega ao SUS e amplia acesso a método contraceptivo de longa duração
