O MDB anunciou a expulsão do vereador Éder Alberto Jorge Pimenta, de Urutaí, após uma estudante de 25 anos denunciar que teria sido estuprada por ele. De acordo com nota encaminhada nesta quarta-feira, 3, o partido afirmou que “não compactua, em hipótese alguma, com condutas dessa natureza. Repudiamos de forma absoluta e veemente qualquer tipo de violência, especialmente a praticada contra mulheres, causa da qual o MDB é defensor histórico e permanente.”

Ainda segundo o texto, a decisão do partido “reflete o compromisso do partido com a ética, a responsabilidade pública, o respeito às leis e à dignidade humana. Reafirmamos nossa posição firme na defesa das mulheres e na luta contra todo e qualquer tipo de violência.”

Por fim, a sigla “reitera ainda nossa confiança nas instituições responsáveis pela investigação, com respeito ao devido processo legal, mas deixando claro que não há espaço, no MDB, para quem esteja associado a atos que atentem contra a dignidade, a integridade e os valores mais básicos da sociedade.”

Relembre o caso

Segundo a jovem, o caso teria acontecido no último dia 24 de novembro, durante uma viagem ao município de Pires do Rio. A estudante presta serviços de marketing para a Câmara de Urutaí e estava com o vereador e outra servidora indo para o município vizinho para a produção de um vídeo publicitário para a Casa Legislativa.

Ainda de acordo com a denúncia da jovem, ao chegarem na cidade, a servidora ficou com outra funcionária e o vereador seguiu com ela para a saída do município, quando a vítima foi obrigada a entrar com ele em um motel. Ela relatou ainda que foi coagida com uma arma de fogo pelo parlamentar.

O abuso teria acontecido dentro do quarto e, sem sinal de celular, a única coisa que pensou no momento foi colocar para gravar o áudio, que tem cerca de 25 minutos e está sob investigação policial.

A Polícia Civil disse que o caso está sendo investigado sob sigilo. O Jornal Opção entrou em contato com a defesa do vereador para se posicionar sobre o assunto e aguarda um retorno.

Veja a nota completa do MDB

NOTA À IMPRENSA

O MDB decidiu pela expulsão do vereador Éder Alberto Jorge Pimenta, do município de Urutaí, em razão das graves acusações de estupro contra uma jovem.

O partido não compactua, em hipótese alguma, com condutas dessa natureza. Repudiamos de forma absoluta e veemente qualquer tipo de violência, especialmente a praticada contra mulheres, causa da qual o MDB é defensor histórico e permanente.

A decisão reflete o compromisso do partido com a ética, a responsabilidade pública, o respeito às leis e à dignidade humana. Reafirmamos nossa posição firme na defesa das mulheres e na luta contra todo e qualquer tipo de violência.

Reiteramos ainda nossa confiança nas instituições responsáveis pela investigação, com respeito ao devido processo legal, mas deixando claro que não há espaço, no MDB, para quem esteja associado a atos que atentem contra a dignidade, a integridade e os valores mais básicos da sociedade.

Diretório Estadual do MDB

Leia mais: Caiado diz que “a caneta do presidente é mais forte que o fuzil” e defende pulso firme contra o crime