Mauro Rubem não vê polêmicas em falas de Lula e diz que ex-presidente quer debater problemas
09 maio 2022 às 10h50

COMPARTILHAR
Vereador defende alinhamento por problemas do país e minimiza possíveis gafes ou deslizes
O último mês foi marcado por algumas declarações do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) classificadas como gafes, deslizes ou polêmicas, especialmente por adversários. Desde abril, Lula fez pronunciamentos mencionando o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) a policiais, comentou a guerra da Ucrânia de forma polêmica, sugeriu protestos nas casas de parlamentares e declarou que o aborto “deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito”. Para adversários políticos, especialmente bolsonaristas, as declarações demonstram despreparo e levantam motivos de críticas a Lula. Para o parlamentar petista, Mauro Rubem, por outro lado, demonstra “alinhamento para resolver a situação do Brasil”.
“Lula é uma pessoa muito preparada e o Brasil é um país muito desigual. Nesse momento não existe crise de alinhamento de ideias, mas um projeto de fazer com que os problemas que o país tem sejam vistos”, aponta Rubem. Em sua análise, os comentários do ex-presidente alertam para problemas sentidos pelos brasileiros e, por isso, pelo PT e por Lula. O vereador destaca principalmente a menção ao aborto ligado à saúde pública, que rebatou negativamente com opositores e conservadores. “Eu, como defensor da saúde pública e cristão socialista, acho que o assunto precisa ser tratado. É questão de saúde, educação sexual, não de iniciação religiosa”, menciona.
Nos últimos meses as declarações de Lula trouxeram preocupações para a equipe de pré-campanha. Dirigentes internos do partido teriam criticado as primeiras inserções televisivas do ex-presidente, apontado distanciamento do eleitorado mais popular. Em meio à possível crise, o marqueteiro Augusto Fonseca foi demitido e substituído por Sidônio Palmeira. Nos bastidores, ainda acredita-se que o comandante da comunicação de pré-campanha Franklin Martins também possa ser afastado.
Mauro Rubem, entretanto, minimiza a situação e vê valor nas manifestações de Lula, apostando em um alinhamento para resolver a situação do Brasil. “O Lula tem oferecido para debater problemas do povo, preço do gás, salário, desemprego. Ele trata de assuntos importantes, mas estamos vendo movimentos do grupo daqueles que já deram o golpe e estão lucrando com essa miséria, que nós queremos combater”, pontua.