Marina Silva vota no Acre e Luciana Genro no Rio Grande do Sul
26 outubro 2014 às 17h19

COMPARTILHAR
A pessebista disse que sua campanha saiu “perdendo ganhando”, enquanto a socialista lamentou as opções presidenciais para o segundo turno

A terceira e a quarta colocadas da disputa presidencial deste ano, respectivamente Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (Psol), compareceram às urnas neste domingo (26/10). A pessebista votou na capital do Acre e a socialista na capital do Rio Grande do Sul.
À imprensa, Marina ressaltou que vai retomar suas atividades na militância sócio-ambiental “de cabeça erguida” após as eleições. Segundo ela, que declarou apoio a Aécio Neves no segundo turno, o próximo presidente terá o desafio de unir o país.
“Nós Saímos maior que em 2010. Não foi possível ganhar ganhando, mas perdemos ganhando, pois mantivemos nossos princípios de não mentir, não atacar nem desconstruir ninguém. Não fizemos a campanha do ódio”, disse. A pessebista obteve 22 milhões de votos no primeiro turno.
Já Luciana Genro votou em Porto Alegre ao lado do marido. Ao fim do primeiro turno, seu partido pregou o não voto em Aécio Neves (PSDB), mas ela lamenta que a outra opção seja a presidente Dilma Rousseff (PT).
“Eu vejo que as eleições acabam sendo uma expressão muito distorcida da vontade do povo, porque há um legítimo desejo de mudança. E eu e penso que os mais de 1,6 milhão de votos que o Psol teve no primeiro turno expressam esse desejo de mudança por uma parcela considerável da população, principalmente pela juventude, de construir uma oposição de esquerda”, disse. “Mas infelizmente esta alternativa não conseguiu se expressar no segundo turno. Aí as opções ficaram reduzidas ao o que está aí ou ao retrocesso.”
O pai de Luciana, Tarso Genro, concorre à reeleição ao governo do Rio Grande do Sul pelo PT.
