Marido de mulher que fez ‘chá revelação de traições’ se pronuncia pela 1ª vez

16 julho 2025 às 12h27

COMPARTILHAR
O agricultor Rafael Eduardo Schemmer, de 27 anos, morador do município de Quinze de Novembro, no Rio Grande do Sul, que ganhou as manchetes após ser exposto em um vídeo de “chá revelação” de traições, que já ultrapassou 30 milhões de visualizações, se pronunciou pela primeira vez na quarta-feira, 16.
Em nota enviada por meio de seu advogado, José Luiz Dorsdt, ele afirmou: “Estou aqui para assumir as consequências e as responsabilidades pelos meus atos. Mas peço, do fundo do coração, que todos tenham um pouco mais de consciência. Enquanto muitos riem da situação, fazem piadas e criam memes, outras pessoas estão passando por momentos extremamente dolorosos”.
O caso, que se tornou um fenômeno nas redes sociais e está entre os assuntos mais comentados da semana, aconteceu durante um encontro familiar organizado por Natália Knak, então companheira de Schemmer e grávida de 11 semanas. A mulher reuniu cerca de 30 parentes para um evento aparentemente tradicional de anúncio de gravidez, mas que acabou se revelando uma denúncia pública de infidelidades do companheiro.
No vídeo, Natália segura uma caixa decorada com fitas azul e rosa, criando a expectativa de uma revelação sobre o sexo do bebê. Contudo, ao abri-la, ela coloca sobre os ombros de Rafael duas roupinhas de bebê e questiona: “Qual que é realmente teu filho legítimo? E qual que é teu filho com a tua amante?”
A gravação segue com a mulher exibindo uma pilha de folhas impressas com conversas e imagens extraídas do celular do companheiro, que, segundo ela, comprovariam as traições. “Eu não descobri só uma traição. Eu descobri várias”, afirma Natália, diante de uma plateia de familiares que, em parte, parece já estar ciente da situação.
Em um momento da filmagem, uma mulher diz: “Eu esperei ele te contar”. Confrontado diante de todos, Rafael apenas balança a cabeça negativamente, recusando-se a dar qualquer explicação.
O advogado José Luiz Dorsdt, que representa o agricultor, afirmou que Rafael já havia admitido as traições para Natália seis dias antes da gravação, em uma conversa privada no dia 3 de julho. No entanto, ele contestou partes da narrativa apresentada no vídeo, sustentando que “nem tudo é verdade”.
Ainda assim, a defesa não nega o comportamento infiel do cliente e reforça que o foco agora é amenizar os impactos da superexposição. “Discordâncias conjugais acontecem em todos os lugares. A exposição exagerada nas redes sociais não resolve o problema, apenas o multiplica. Pessoas que cometem erros recebem um julgamento cruel e desproporcional da internet. Rafael tem o direito de ser julgado por um juiz, não pela opinião pública”, disse o advogado em nota.
A repercussão do vídeo trouxe, segundo a defesa, “todos os efeitos negativos possíveis” para Rafael e para outras pessoas citadas na gravação. Em uma cidade com menos de 4 mil habitantes, onde “todos se conhecem por nomes, histórias e reputações”, a exposição ganhou contornos maiores.
O vídeo, que inicialmente teria sido feito a pedido da própria Natália para documentar o momento, não teve autoria de postagem confirmada, mas rapidamente se espalhou pelas redes sociais, sendo replicado em diversas plataformas e por páginas de entretenimento. A defesa ainda considera possível uma tentativa de conciliação com Natália, principalmente pelo fato de ela estar grávida de Rafael. O processo corre em segredo de Justiça.
O que diz Rafael Schemmer
“Infelizmente, a situação tomou proporções que fugiram completamente do controle. O assunto foi longe demais, envolveu pessoas que nada têm a ver com o ocorrido e acabou servindo de palco para fake news e páginas falsas que só se aproveitaram da dor alheia em troca de likes e views.
No meio de tudo isso, muita gente esquece que existem pessoas reais sendo atingidas. Famílias estão sofrendo. Há dois bebês sendo gerados nesse momento — vidas inocentes que precisam de paz, cuidado e equilíbrio.
E estou aqui para assumir as consequências e as responsabilidades pelos meus atos. Mas peço, do fundo do coração, que todos tenham um pouco mais de consciência. Enquanto muitos riem da situação, fazem piadas e criam memes, outras pessoas estão passando por momentos extremamente dolorosos.
A situação é frágil. As emoções estão à flor da pele. E cada nova exposição, cada nova especulação, só aprofunda as feridas.
O que mais importa agora é que ambos os lados possam seguir em frente. Que se encontre um caminho de resolução — com respeito, com verdade e, principalmente, com humanidade.
Obrigado a quem está disposto a compreender, a refletir, a respeitar.
Rafael Eduardo Schemmer“
Leia também:
Justiça suspende atividades agropecuárias em área do território quilombola Kalunga
Lula registra aumento na popularidade após tarifaço de Trump e pauta de taxação de super-ricos