Em nota, governador disse que, apesar de ter contribuído para conclusão das obras do novo terminal, seria hostilizado por “grupos radicais” presentes na inauguração

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) encaminhou na noite desta segunda-feira (9/5) uma nota à imprensa na qual justifica sua ausência na cerimônia de inauguração do novo terminal do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia. Entre outras autoridades, estiveram presentes no evento a presidente Dilma Rousseff (PT) e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).

Marconi lamentou não estar presente na cerimônia, que também anunciou a criação de duas novas universidades federais no Estado, nas cidades de Jataí e Catalão. “Apesar de todo esse intenso e dedicado trabalho, lamento não ter podido comparecer à cerimônia de inauguração do aeroporto e de anúncio de criação das universidades, porque fui informado de que seria, mais uma vez, hostilizado por grupos radicais ligados a partidos políticos e movimentos sociais”, disse o governador, por meio de nota.

O tucano reiterou ainda que está muito feliz com a entrega das obras e a criação das universidades, “foram mais de 20 anos de dedicação a estas causas”, disse, relembrando a audiência pública com a presidente Dilma ainda em 2015 para a viabilizar a criação das universidades e os primeiros passos para a criação do novo aeroporto de Goiânia, ainda durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em discurso durante o evento, o prefeito Paulo Garcia destacou a atuação de Marconi para a conclusão das obras do aeroporto e, por isso, estranhou a ausência do governador. ”O governador tinha confirmado presença hoje, mas deve ter tido algum problema” disse o prefeito. A menção do nome de Marconi Perillo foi alvo de algumas vaias da plateia.

Com investimentos de R$ 467,4 milhões, o novo terminal de passageiros do aeroporto da capital goiana vai ter uma área de 34,1 mil metros quadrados, com novas estruturas de pontes de embarque, balcões de check-in e esteiras de bagagem. De acordo com a Infraero, o antigo terminal será desativado e as novas instalações, que terão capacidade para receber até 6,5 milhões de passageiros, começam a operar a partir do dia 21 de maio.

No horário da inauguração, o governador juntou-se à cúpula goianiense do PSDB em evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Giuseppe Vecci à prefeitura de Goiânia, que aconteceu às 19h desta segunda-feira (9/5).

Leia na íntegra a nota de justificativa:

NOTA DO GOVERNADOR MARCONI PERILLO

Em todos os meus mandatos, no exercício da função de governador do Estado de Goiás, pautei-me sempre pelo respeito institucional às autoridades constituídas do País e, em especial, à mais alta autoridade, que exerce o cargo de Presidente da República.

Deveria, portanto, receber a Excelentíssima Senhora Presidente da República, Dilma Rousseff, já que tenho entre minhas características o respeito à democracia e ao republicanismo. Além disso, estou muito feliz com a entrega das obras do Aeroporto de Goiânia e com a assinatura do projeto de lei que criará as universidades federais de Catalão e Jataí.

Foram mais de 20 anos de dedicação a estas causas. Como governador, destinei, em meus quatro governos, quase R$ 200 milhões para a consolidação dos câmpus da Universidade Federal de Goiás em Catalão e Jataí. O último benefício ocorreu no início deste ano, com a destinação de 70 alqueires para universidade, área onde está assentado o atual campus de Jataí. Investimentos vultosos foram realizados em pagamento de professores, obras de infraestrutura, dentre outros benefícios, como a construção de prédios, teatros, bibliotecas, entre outros.

No final de 2015, solicitei uma audiência junto à Senhora Presidente para tratar especificamente desse assunto. Solicitei correspondências do reitor da UFG e dos diretores dos câmpus de Catalão e Jataí. Levei todas as informações técnicas e financeiras, especialmente quanto ao baixíssimo custo que estas novas instituições de ensino superior agregarão às despesas do Tesouro Nacional. Recebi naquela data a garantia de que o pleito seria atendido. Fui autorizado, inclusive, a fazer o anúncio na mesma data, em Goiânia, com a presença do reitor da UFG, professor Orlando Amaral, e pró-reitores.

A partir de então, começamos as tratativas junto ao Excelentíssimo senhor ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e à Casa Civil da Presidência da República para concretização deste sonho dos catalanos e jataienses e de suas regiões.

Quanto ao Aeroporto de Goiânia, dei o primeiro passo, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. No governo Lula, a obra foi iniciada e embargada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por suspeitas de irregularidades. Já no governo da presidente Dilma, e à época já em meu terceiro governo, deflagrei verdadeira peregrinação à Brasília.

Foram quase 70 reuniões junto aos presidentes e ministros do TCU, além de seus auditores e técnicos, de diretores da Infraero, dos ministros da Defesa, dos ministros da Aviação Civil, até que, depois de mais de 20 reuniões no TCU, conseguimos finalizar acordo que envolveu o tribunal, a Infraero e o consórcio construtor. Participei de todas essas reuniões, por isso estou feliz com a entrega das obras, mesmo que ainda não tenham sido totalmente concluídas, pois ainda faltam intervenções como o viaduto de acesso à BR 153, dentre outras.

Apesar de todo esse intenso e dedicado trabalho, lamento não ter podido comparecer à cerimônia de inauguração do aeroporto e de anúncio de criação das universidades, porque fui informado de que seria, mais uma vez, hostilizado por grupos radicais ligados a partidos políticos e movimentos sociais.

Goiânia, 9 de maio de 2015.

Marconi Perillo

Governador de Goiás