Proposta de pré-candidato ao governo são ligadas às ideias de Bolsonaro. Com a diminuição das empresas do Estado, deputado acredita em queda de cargas tributárias 

Major Vitor Hugo defende privatização da Saneago. | Foto: Fernando Leite.

Aline Carlêto

Gabriela Macêdo

O deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) é o pré-candidato ao Governo de Goiás a ser apoiado por Jair Bolsonaro (PL). As ideias do parlamentar para o cargo no Executivo condizem com as propostas e a Administração do atual presidente. Entre elas, privatizações. A venda da Saneago é um dos planos de governo. 

O deputado acredita que “diminuir o Estado” trará bons resultados. “A privatização está ligada ao tamanho do Estado para simplificar a carga tributária. Quanto menor o Estado, menor será a carga tributária”, defendeu Vitor Hugo. 

A ideia é baseada no modelo da União sob administração do presidente Jair Bolsonaro. “O presidente tem conseguido atrair investimentos privados. Nosso pensamento é fazer algo semelhante em Goiás, por exemplo, privatizando a Saneago”, apresentou o deputado. 

Para defender a proposta, Vitor Hugo apresentou outras unidades da federação que acredita que tiveram sucesso na privatização da rede de saneamento. “Rio de Janeiro, Alagoas, Amapá, Espírito Santo são estados que fizeram leilões de blocos de municípios e conseguiram outorgas milionárias. Alagoas, por exemplo, teve o ágio em 13.000%, a empresa ofereceu R$2,6 bilhões de outorga”, afirmou o pré-candidato. 

O parlamentar afirmou que tem conversado sobre o tema com especialistas. Um técnico do Tesouro Nacional confirmou para Vitor Hugo que a outorga da Saneago pode chegar a R$9 bilhões.