Mais um prefeito eleito pelo PL declara apoio a Daniel Vilela para 2026
25 novembro 2025 às 18h46

COMPARTILHAR
Mais um prefeito eleito pelo PL declarou apoio ao projeto de Daniel Vilela para 2026. Prefeito de Cristalina, no Entorno do DF, Dr. Luis Gustavo foi eleito pelo partido de Jair Bolsonaro em 2024, com 19,3 mil votos, mas está no União Brasil de Caiado desde agosto deste ano.
Segundo o gestor, em declaração feita nesta terça-feira, 25, a decisão de apoiar a pré-candidatura de Vilela para o Palácio das Esmeraldas se justifica pela necessidade de manter os resultados que Cristalina alcançou nos últimos sete anos.
“Para mim como médico, como ex-secretário, como quem milita na área da saúde e, hoje, como prefeito municipal passa a ser um dever meu garantir e trabalhar pela reeleição do nosso vice-governador Daniel Vilela”, disse Luis Gustavo.
Em discurso a moradores de Cristalina e apoiadores, o prefeito citou um abandono vivenciado pela cidade antes de 2019, “uma situação administrativa de inviabilidade, com serviços negligenciados, principalmente, na saúde e segurança”.
“Eu vivi tempos muitos difíceis, principalmente no ano de 2017, quando eu estava na Secretaria de Saúde do município”, afirmou. “Ficamos por mais de um ano sem receber repasse do Estado para que a gente pudesse honrar os salários e o bom atendimento da saúde do nosso município, médicos com mais de 60 dias sem receber”, lembrou o prefeito.
Leia também: Prefeito do PL Carlinhos do Mangão declara apoio a Daniel Vilela e Gracinha Caiado
Luis Gustavo declarou ainda que a realidade de Cristalina foi “completamente mudada com apoio do Daniel Vilela”. “Tenho a consciência e a convicção de que é um homem preparado. Se preparou para o dinamismo do Estado de Goiás”, enalteceu ao lembrar a mudança nas políticas públicas para o Entorno do Distrito Federal.
PL esvaziado
O prefeito de Cristalina é só mais um entre os quase 15 gestores municipais eleitos pelo PL em 2024 e que migraram para partidos da base de Caiado ou declararam apoio ao projeto de Daniel Vilela, que deve concorrer ao Governo de Goiás no ano que vem.
A movimentação acentua um fenômeno de esvaziamento do PL em Goiás, que tem perdido mandatários tanto em nível municipal quanto estadual.
No início deste mês, Carlinhos do Mangão, prefeito de Novo Gama, também no Entorno do DF, foi outro que anunciou apoio a Vilela. Durante evento no município, com a presença de lideranças políticas e empresariais locais, Mangão afirmou que a parceria com o governo estadual tem contribuído para o desenvolvimento da cidade e defendeu a continuidade do atual grupo político.
“Quero reafirmar meu compromisso com a gestão do governador Ronaldo Caiado, com o Daniel e com a Gracinha Caiado”, disse.
O Entorno do Distrito Federal, aliás, concentra grande densidade populacional e relevância eleitoral e acabou se tornando uma espécie de “termômetro antecipado” para 2026.
Nas últimas semanas, Daniel e Gracinha intensificaram o contato com prefeitos e lideranças locais. Estiveram com Lulinha Viana (Cidade Ocidental), Jéssica do Premium (Santo Antônio do Descoberto), Marcus Vinicius (Valparaíso), Simoni Ribeiro (Formosa) e Delegado Cristiomário (Planaltina de Goiás). Também participaram dos encontros parlamentares como André do Premium, Célio Silveira e, mais recentemente, Lêda Borges, que já pode se dizer uma ex-tucana (a deputada já está com um pé fora do PSDB e outro dentro do projeto de Daniel Vilela), dada a força da aproximação com o grupo caiadista.

