COMPARTILHAR

IBGE mostra que 22,9% da população goiana se declararam com alguma doença que pode agravar a Covid-19

Covid-19 em Goiás | Foto: Reprodução

Pelo menos 117,8 mil pessoas com comorbidades tiveram Covid-19 em Goiás é o que mostra pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em novembro. No Estado, são 1,64 milhão de pessoas que possuem algum tipo de doença diagnosticada que pode ser agravada pelo contato com o coronavírus.

Com isso, pelo menos 7,18% das pessoas que se declararam com comorbidade possuíram diagnóstico positivo para a doença causada pelo coronavírus. Pessoas com doenças associadas são mais suscetíveis às consequências causadas pela infecção causada pelo vírus.

A maioria das que se declararam à pesquisa do IBGE com comorbidade afirmou ter hipertensão são 921 mil. Seguido de 407 mil que disseram ter doenças pulmonares como asma, bronquite, enfisema, doença respiratória crônica ou outra doença de pulmão. Além disso, outras 358 mil disseram ter diabetes.

Sintomas

O levantamento ainda indica que 44,2 mil residentes de Goiás apresentaram sintomas associados à Covid-19 em novembro. O que representa 0,6% da população goiana. Este é o segundo menor percentual desde maios, quando apenas 0,3% apresentaram os sintomas.