COMPARTILHAR

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 3.789 pessoas desapareceram em Goiás em 2024, um número maior do que o registrado em 2023, quando 3.527 foram consideradas desaparecidas. Isso significa que, em média, mais de 10 pessoas desaparecem por dia no estado. Os dados foram divulgados na última quinta-feira, 24, e leva em consideração os casos notificados às autoridades. 

Em comparação com os dados nacionais, Goiás teve um aumento maior de desaparecidos. A taxa de registros de desaparecimentos cresceu 4,9% no Brasil em 2024, totalizando 81.873 casos notificados às Polícias Civis de todo o país. Em Goiás, a variação foi de 6,3%. 

Os registros do Brasil atingiram o maior número desde 2018. Isso porque esse número voltou a crescer depois de uma queda acentuada em 2020 e 2021, período da pandemia de Covid-19. Em todo o país, foram realizadas, em média, quatro notificações de desaparecimento por hora às autoridades policiais.

Em Goiás, os desaparecimentos são investigados pelo Grupo de Investigação de Desaparecidos (GID), em Goiânia, e pelas delegacias locais nas outras cidades. Desaparecer não é um crime, e somente após a aprovação da lei 13.812, de 16 de março de 2019, que se estabeleceu o conceito jurídico para o desaparecimento de uma pessoa.

Em 2024, 1.942 pessoas que estavam desaparecidas foram localizadas (não necessariamente desaparecidas neste ano). O número caiu quando comparado com os dados de 2023, quando 2.015 pessoas que foram dadas como desaparecidas foram encontradas.

As fontes do estudo foram as Secretarias Estaduais de Segurança Pública e/ou Defesa Social, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Painel de Pessoas Desaparecidas e Localizadas

Dados do Painel de Pessoas Desaparecidas e Localizadas, plataforma mantida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontam que 4.114 pessoas desapareceram no Brasil entre janeiro e junho de 2025, uma média de 23 casos por dia. A região Centro-Oeste apresenta taxa estimada de 47,73 desaparecimentos por 100 mil habitantes, com destaque para Goiás (1.750 registros) e o Distrito Federal (1.047). A maioria dos desaparecidos é do sexo masculino (2.649) e tem mais de 18 anos (2.968). A plataforma faz parte do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) e permite o acompanhamento em tempo real dos dados enviados por estados e pelo Distrito Federal, contribuindo com políticas públicas de prevenção e localização.

Plataforma do Governo de Goiás

O Governo de Goiás disponibiliza à população uma plataforma digital dedicada à divulgação de pessoas desaparecidas no estado, reunindo informações detalhadas como nome, foto, data do desaparecimento, cidade, idade e outros dados relevantes. A ferramenta, de acesso público, visa agilizar a identificação e o reencontro de pessoas, fortalecendo a cooperação entre familiares, autoridades e sociedade civil. A iniciativa é parte das ações de transparência e combate ao desaparecimento humano, promovidas por meio da Secretaria de Segurança Pública e alinhadas à Política Nacional de Pessoas Desaparecidas.

Plataforma para consulta de pessoas desaparecidas e cadáveres não identificados | Foto: Governo de Goiás


Leia também: