COMPARTILHAR

Prazo para declaração do Imposto de Renda acaba em 30 de abril. Apenas 22% dos goianos já realizou o acerto de contas

Prazo vence no dia 30 de abril | Foto: Reprodução

O fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda, de ano base 2019, termina no dia 30 abril. A Receita Federal informou que apenas 22% dos goianos acertaram as contas com o leão, ou seja, cerca de 225 mil pessoas.

Mesmo com as preocupações voltadas para o coronavírus, é possível realizar a declaração pela internet. O contato com um contador e envio de documentos pode ser realizado virtualmente, seja por e-mail ou redes sociais.

“O preenchimento é simples, mesmo nos dois modelos de tributação: simplificada ou completa. No início, são apresentadas orientações sobre essas formas de tributação e, ao final, quando for entregar a declaração, o programa apresenta um quadro comparativo para que o contribuinte possa escolher a opção mais favorável”, informou Cassius Pimenta, consultor contábil.

Além disso, a declaração é pré-preenchida para quem já tem certificado digital com base nos dados do contribuinte obtidos pela Receita. Os dados podem ser corrigidos manualmente.

O prazo não tem previsão de ser adiado por conta do coronavírus e quem perder a data pode pagar pelo menos R$167,74, que corresponde a 20% do imposto. Idosos, portadores de doenças graves e deficientes físicos ou mentais têm prioridade na fila de pagamento. Também pode ocorrer a antecipação do pagamento dos lotes de restituição. O número de lotes caiu de sete para cinco neste ano.

Optantes pela declaração simplificada abre mão das deduções admitidas pela legislação tributária, como saúde e educação, mas têm direito a dedução de 20% do valor dos rendimentos tributáveis, limitada a R$16.754,34, mesmo valor de 2019.

A declaração completa pode deduzir gastos com saúde e educação e declarar dependentes. Confira as datas de restituição:

• 1º lote: 29 de maio 2020

• 2º lote: 30 de junho 2020

• 3º lote: 31 de julho 2020

• 4º lote: 31 de agosto 2020

• 5º lote: 30 de setembro 2020