Mabel vai a centro de monitoramento do RJ e adianta como será o modelo em Goiânia

26 julho 2025 às 12h30

COMPARTILHAR
O prefeito Sandro Mabel visitou nesta sexta-feira, 25, o Centro de Operações e Resiliência (COR), no Rio de Janeiro, considerado referência nacional em monitoramento urbano. Segundo Mabel, o modelo será adotado como base para a criação do novo Centro de Controle Operacional (CCO) da capital goiana.
Durante a visita, o prefeito destacou a integração de áreas como segurança pública, mobilidade urbana, meteorologia e serviços essenciais no mesmo ambiente. “É um centro de operações enorme. Monitora todas as áreas da prefeitura: luz, gás, energia, ônibus, segurança, chuva… É um negócio espetacular”, afirmou, sobre o COR carioca.
“Eles contam com um radar meteorológico aqui, como nós vamos ter em Goiânia. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes pela explicação, pela dedicação e pela gentileza de nos mostrar isso. Goiânia vai ter um desses também”, adiantou.
O COR do Rio reúne informações em tempo real a partir de mais de 3 mil câmeras espalhadas pela cidade e conta com uma equipe de mais de 500 profissionais trabalhando 24 horas por dia. A estrutura permite antecipar ações em casos de emergências, otimizando o atendimento à população e minimizando impactos de ocorrências.
O secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, também participou da visita e destacou o caráter estratégico do encontro. “Viemos fazer um benchmarking das melhores práticas de um Centro de Operações referência no país, focado em resiliência e monitoramento e como eles resolvem problemas de crimes urbanos com análises de dados consistentes”, explicou. “Eles têm um ambiente de dados robusto, com radares, câmeras, sensores e uma base extremamente consistente.”
Christino informou ainda que o projeto do CCO de Goiânia está em fase final de estudos e deverá integrar todas as secretarias que prestam serviços ao cidadão. “A gente quer melhorar a experiência do cidadão no dia a dia da cidade. Não só com tecnologia, mas promovendo segurança, fluidez e resiliência urbana”, disse. “Por muito tempo, a prefeitura ficou ultrapassada, sem nenhum tipo de investimento em tecnologia. O compromisso do prefeito é transformar a cidade nos próximos anos.”
Como parte do processo de modernização, a prefeitura deu início na última quarta-feira, 23, à implantação do novo servidor central. De acordo com a Secretaria Municipal de Inovação e Transformação Digital, a entrega marca o primeiro passo de um programa que prevê investimentos de R$ 150 milhões nos próximos anos. A nova infraestrutura já está em operação e promete ampliar a capacidade de processamento dos sistemas públicos, além de garantir mais segurança, estabilidade e confiabilidade nos serviços prestados à população.
Leia também:
Mabel abre encontro da Frente Nacional de Prefeitos sobre mobilidade urbana
Sandro Mabel figura entre os prefeitos mais influentes do país nas redes sociais em 2025