COMPARTILHAR

O prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB) lançou nesta quarta-feira, 27, o novo programa social “Goiânia + Humana”. Antecipado pelo Jornal Opção, a iniciativa reunirá ações de diferentes secretarias municipais. Segundo o prefeito, o objetivo é cobrir todas as necessidades da população mais vulnerável, desde saúde até assistência social e habitação.

“São muitas ações e é um programa que visa exatamente cobrir todas as necessidades que existem em Goiânia”, afirmou o prefeito, em coletiva no evento de lançamento. Ao mesmo tempo, Mabel relembrou sua experiência familiar e como isso influenciou sua atuação.

“Eu fui criado numa família cristã, numa família que sempre se preocupa com as pessoas. Tanto que, quando eu tinha 27 anos, sem ter dinheiro, construí 200 casas para os meus funcionários, que até hoje moram lá. Morando lá, eles conseguiram construir as suas próprias casas”, relatou o prefeito.

Anteriormente, o Jornal Opção informou que o programa seria um “guarda-chuva” para diversas iniciativas. Por exemplo, na área de saúde, o programa pretende implementar atendimento pediátrico 24 horas, sete dias por semana, em todas as unidades da rede municipal. Já na assistência social, todos os CRAS, CREAS e CAPS estão sendo reformados para melhorar o atendimento à população.

O prefeito ainda repetiu em seu discurso a promessa de acabar com todas as pessoas em situação de rua até dezembro: “Temos quase quatro mil pessoas nessa situação, com cerca de dois mil a menos do que antes. Sexta-feira passada, tivemos um chá da tarde com eles, e eles me contaram quais são suas necessidades. Muitos já estão sendo recuperados por nós”.

O programa também tem caráter transversal, atuando de forma integrada em todas as áreas da administração. Além do acompanhamento diário, serão realizados mutirões que reúnem diferentes tipos de atendimento à população.

“No dia a dia, o ‘Goiânia + Humana’ acontece em todas as secretarias, em todas as áreas, e está sempre presente nas ruas”, acrescentou o prefeito. Mabel também planeja a construção de 15 mil moradias populares e aluguel social para pessoas em situação de rua.

Leia também: Prefeitura prepara lançamento do programa “Goiânia + Humana”