COMPARTILHAR

O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta sexta-feira, 29, a ordem de serviço para a requalificação asfáltica da Rua dos Guatambus, no Setor Barravento, principal via de acesso às Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). O trecho de 2,68 quilômetros será totalmente reconstruído em até 30 dias, com a aplicação de mais de 3,2 mil toneladas de massa asfáltica.

A obra busca atender a uma demanda antiga de feirantes, motoristas e trabalhadores que enfrentam diariamente buracos, trepidações e lentidão no tráfego da região. “É uma demanda importante. Vamos praticamente reconstruir a rua, mexendo na base e aplicando três mil toneladas de massa asfáltica. É um trabalho grande e caro, mas necessário para produtores, comerciantes e compradores. Vamos executar as intervenções em horários de menor tráfego, para reduzir transtornos”, destacou Mabel.

A Ceasa recebe cerca de 15 mil pessoas por dia, entre produtores, comerciantes e clientes. O feirante Paulo Cesar Bueno, que frequenta o local de segunda a sábado, comemorou o anúncio. “O asfalto está ruim demais, todo trincado. O carro fica vibrando e pode dar problema na suspensão. Essa obra é muito importante, estou vendo o dinheiro dos meus impostos ser investido. O asfalto novo vai trazer mais agilidade”, afirmou.

O serviço será executado pelo Consórcio CFJ e prevê fresagem do pavimento antigo, reciclagem e remendo profundo da base, além da aplicação de uma nova camada de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). A iniciativa soma-se a outros investimentos da Prefeitura de Goiânia, como a requalificação da Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara, que recebeu 2,5 quilômetros de asfalto novo, entre a Praça do Expedicionário e a BR-153.

O presidente da Ceasa, Carlão da Fox, avaliou a intervenção como um marco para o setor. “É uma rua de grande acesso, por onde passam mais de 15 mil pessoas por dia. Sabemos que haverá pequenos transtornos nos próximos 30 dias, mas é pelo bem da comunidade, dos nossos comerciantes e clientes. Essa obra vai trazer mais acessibilidade e melhorar o fluxo”, ressaltou.

Já a presidente da União dos Atacadistas e Produtores de Hortifrutigranjeiros de Goiás (Uniap), Roberta Prado, destacou o impacto positivo para a logística e a qualidade dos produtos. “É um sonho realizado. Lutamos muito por essa obra, que vai melhorar o fluxo de caminhões e carros, reduzir atrasos e preservar a mercadoria. Essa parceria com a Prefeitura é a melhor que já tivemos. O prefeito Sandro Mabel tem sido muito presente e atento às nossas necessidades”, disse.

Leia também: Ceasa vai construir novo galpão de mais de 6,4 mil metros quadrados em Goiânia; investimento será de até R$ 40 mi