O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), apresentou, nesta quarta-feira, 26, as ações em andamento na capital para melhorar o trânsito e o transporte coletivo durante o Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito (MUT) e o 9º Seminário de Trânsito e Saúde Pública. O evento, realizado no Paço Municipal de Senador Canedo, reuniu gestores e especialistas para discutir soluções viárias na Região Metropolitana.

Mabel, que também preside a Comissão de Mobilidade das Cidades Goianas, afirmou que intervenções já concluídas têm reduzido de forma significativa o tempo de deslocamento em Goiânia. Segundo ele, a sincronização semafórica e a ampliação de faixas em corredores prioritários já trazem resultados concretos.

“Os principais corredores receberam sincronização dos semáforos e ampliações, e isso já permite reduzir em até 40% o tempo de viagem em trechos como do Terminal Novo Mundo à Praça da Bíblia. Já concluímos seis corredores e vamos entregar 36”, afirmou.

O prefeito reforçou que o planejamento metropolitano é decisivo para o funcionamento da malha viária da capital e das cidades vizinhas, especialmente em trechos de conexão com Senador Canedo e Aparecida de Goiânia.

A relação direta entre as intervenções de Goiânia e os impactos em Senador Canedo foi reafirmada pelo prefeito Fernando Pellozo (PSD), anfitrião do evento. Ele ressaltou que o desenvolvimento urbano das cidades é interdependente.

“Somos cidades vizinhas e nada melhor do que a política da boa vizinhança. A boa gestão de Goiânia impacta em Senador Canedo, e a gente vem também fazendo um trabalho muito sério, muito eficiente, junto com o Governo do Estado e todos os parceiros, melhorando a vida da população”, afirmou.

Pellozo também destacou que a cooperação entre os municípios tem refletido em indicadores positivos. “Quando se fala de saúde no trânsito, que está interligado, tivemos redução do número de óbitos, redução de acidentes e melhora na qualidade de vida. É importante essa união entre os poderes em prol da melhoria no trânsito e da vida das pessoas”, disse.

O prefeito ainda fez referência ao intercâmbio de experiências entre as gestões. “O município grande aprendendo com o menor, mas que é mais eficiente e faz um bom trabalho. É recíproco”, completou.

A programação do MUT incluiu debates sobre transição energética, redução de emissões, integração entre modais, tecnologias de gestão inteligente e estratégias para corredores de transporte na região metropolitana.

Leia também

Mabel e prefeitos da Região Metropolitana avançam para destravar projeto de anel viário; investimento será de R$ 1 bilhão