Lula participa de cúpula no Chile com líderes da América Latina e Europa

20 julho 2025 às 15h50

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta segunda-feira, 21, em Santiago, de uma cúpula internacional convocada pelo presidente chileno Gabriel Boric para debater a defesa da democracia. Também estão confirmadas as presenças dos presidentes da Colômbia, Gustavo Petro; do Uruguai, Yamandú Orsi; e do chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez.
O encontro ocorre em um momento de tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, após o governo americano decidir aplicar uma tarifa de 50% sobre exportações brasileiras e revogar o visto de oito ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A reunião no Chile dá continuidade ao fórum iniciado em setembro de 2024, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações (ONU), em Nova York, quando os mesmos líderes discutiram os riscos representados pela desinformação e por interferências estrangeiras nas democracias. Em fevereiro deste ano, o grupo realizou um encontro virtual para debater medidas conjuntas no combate ao ódio nas redes sociais.
A nova rodada de diálogos em Santiago terá três eixos principais: fortalecimento da democracia e do multilateralismo, combate às desigualdades e uso responsável das tecnologias digitais. Além da reunião entre chefes de Estado, haverá um almoço e uma sessão com representantes da sociedade civil, acadêmicos e centros de pesquisa. A próxima edição do evento está prevista para setembro, em Nova York, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU.
Leia também:
Governo Lula se prepara para reação de Trump após operação contra Bolsonaro