Governo Lula planeja expansão de cargos na Codevasf para acomodar aliados
19 maio 2023 às 14h43

COMPARTILHAR
O governo Lula (PT) está planejando ampliar as superintendências da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para acomodar aliados políticos e solucionar disputas regionais por espaço na estatal. De acordo com fontes do governo, parlamentares e membros da Codevasf, o plano é duplicar a direção das superintendências em pelo menos dois estados: Pernambuco e Minas Gerais.
A Codevasf confirmou que a expansão está sendo analisada, mas ainda não há estimativa de custos ou definições sobre os cargos. Essa iniciativa pode se estender também para Goiás e Paraíba, onde ocorrem conflitos entre partidos que já fazem parte da base governista ou que o Palácio do Planalto busca atrair.
Com a criação de mais cargos nessas regiões, o governo pretende atender aos pedidos de parlamentares de diferentes partidos que estão envolvidos em disputas locais pelo controle da estatal nos estados. A Codevasf foi entregue pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao centrão e continua sendo mantida dessa forma por Lula em troca de apoio no Congresso.
Essas discussões por cargos ocorrem em meio a uma investigação em andamento sobre suposta corrupção envolvendo verbas da estatal. No governo anterior, a Codevasf passou a ser utilizada para o direcionamento de recursos de emendas parlamentares em obras de pavimentação e aquisição de maquinários. Em 2022, a Polícia Federal levantou suspeitas de que uma empresa pagou propina no valor de R$ 250 mil para um gerente da companhia.
Atualmente, existem 12 superintendências da Codevasf instaladas em 11 estados, além de outras 2 aguardando aprovação de novos cargos pela Sest (Secretaria de Coordenação das Estatais), do Ministério da Economia, para começar a operar em Fortaleza e João Pessoa. Não é algo novo para a Codevasf ter duas superintendências em um mesmo estado, como ocorre na Bahia, onde há representações em Bom Jesus da Lapa e Juazeiro.
Em Pernambuco, por exemplo, a expansão planejada da Codevasf inclui a criação de dois escritórios: Petrolina e Recife. Para o comando da regional do Recife, espera-se que sejam nomeados indicados do PSB e do Republicanos, que serão responsáveis por 139 municípios.
