Lula e Daniel Vilela lamentam acidente que matou 5 pessoas na BR-153, em Goiás

16 julho 2025 às 12h53

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela (MDB), manifestaram, nesta quarta-feira, 16, pesar e solidariedade às vítimas e familiares do acidente registrado na BR-153, em Porangatu, norte de Goiás. O acidente envolveu uma carreta e dois ônibus que transportavam estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que seguiam para o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia.
Ao menos cinco pessoas morreram na colisão frontal, incluindo o motorista do caminhão e três estudantes, além do condutor de um dos veículos de transporte coletivo.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta invadiu a pista contrária e colidiu de frente com um dos ônibus, que levava 25 alunos, dois motoristas e um orientador. Várias vítimas ficaram presas entre as ferragens, o que mobilizou uma força-tarefa de emergência entre os estados de Goiás e Tocantins.

Lula, por meio de nota oficial, declarou: “Recebi com profunda tristeza a notícia do grave acidente envolvendo uma carreta e dois ônibus com estudantes. A perda irreparável de vidas, especialmente de jovens que buscavam participar do Congresso da UNE, é um momento de grande dor para todos”.
O presidente também destacou a relevância do amparo emocional às famílias e à comunidade universitária: “Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil”.
O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, também se pronunciou. Em nota, afirmou: “Recebo com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BR-153, em Porangatu, na madrugada desta quarta-feira (16/7), envolvendo um ônibus que transportava estudantes do Pará com destino a Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE)”.
“Manifesto minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas — jovens e profissionais cujas vidas foram tragicamente interrompidas de forma tão precoce. Que encontrem amparo neste momento de profunda dor”, prosseguiu o governador em exercício. Ele ainda afirmou que as equipes de saúde, segurança e atendimento social do Estado de Goiás foram acionadas desde as primeiras horas da manhã para prestar toda a assistência possível.
De acordo com a PRF, uma das vítimas em estado gravíssimo foi encaminhada para um hospital em Porangatu. Outras quatro pessoas foram transportadas com ferimentos graves para o Hospital de Alvorada, no Tocantins. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas, e perícias foram iniciadas ainda nas primeiras horas do dia.
Leia também:
Lula registra aumento na popularidade após tarifaço de Trump e pauta de taxação de super-ricos
Marido de mulher que fez ‘chá revelação de traições’ se pronuncia pela 1ª vez