Lula defende cautela do Brasil após decisão da Suprema Corte sobre tarifas de Trump
22 fevereiro 2026 às 09h01

COMPARTILHAR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, 22, que o Brasil agiu corretamente ao adotar cautela diante do tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita após a Suprema Corte dos Estados Unidos decidir que Trump extrapolou sua autoridade ao impor tarifas amplas sobre importações.
“Eu acho que nós tomamos as decisões corretas. Uma parte das coisas já tinha sido mudada pelo próprio governo americano e agora nós tivemos outra decisão da Justiça americana contrariando aquilo que era a tese do presidente Trump”, disse Lula. Ele ressaltou que não cabe ao Brasil julgar decisões de tribunais estrangeiros.
Após a decisão judicial, Trump anunciou a elevação da tarifa global de 10% para 15%.
Lula afirmou que espera que os Estados Unidos passem a tratar os países de forma igualitária. “Nós não queremos uma nova Guerra Fria. Não queremos ter preferência por nenhum país, queremos ter relações iguais com todos”, declarou, em entrevista a jornalistas em Nova Delhi, na Índia.
O presidente brasileiro encerra a visita ao país asiático neste domingo e segue para a Coreia do Sul. Durante a viagem, Brasil e Índia assinaram seis memorandos de entendimento nas áreas de saúde, tecnologia, pesquisa científica, comunicações e minerais críticos.
Encontro com Trump
Lula voltou a mencionar a reunião prevista com Trump em março. Segundo ele, a pauta será ampla e incluirá temas além de minerais críticos. “Vamos colocar todos os temas na mesa de negociação”, afirmou.
Entre os assuntos que o governo brasileiro pretende discutir estão o combate ao crime organizado, a continuidade das negociações sobre produtos brasileiros ainda afetados por tarifas e a situação na América Latina. Lula também indicou que tratará da situação de brasileiros que vivem nos Estados Unidos e de investimentos norte-americanos no Brasil.
O presidente avaliou que a relação com o governo norte-americano melhorou e classificou o momento como “civilizado e respeitoso”.
Leia também
Trump anuncia nova tarifa global de 10% após Suprema Corte derrubar tarifaço

