Um dos lotes de café considerados impróprios para o consumo pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) foi vendido em Goiás. Segundo informações da pasta, os lotes reprovados foram comercializados nos estados de Amazonas, Goiás, Piauí, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná e Tocantins. Os fabricantes tiveram que retirar lotes de circulação.

A lista foi atualizada após análises que comprovaram o descumprimento dos padrões estabelecidos pela Portaria nº 570, de 9 de maio de 2022. Constam na lista do Mapa as marcas: Melissa, Pingo Preto e Oficial. O recolhimento dos produtos já foi determino.

“Tais elementos indicam que os produtos não atendem aos requisitos de identidade e qualidade previstos para o café torrado, motivo pelo qual foram desclassificados”, disse o ministério em comunicado.

As razões para a desclassificação incluem a presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite permitido, bem como níveis de micotoxinas superiores ao tolerado pela legislação vigente. A pasta orientou a consumidores que compraram os produtos a deixarem de consumi-los imediatamente.

Além disso, caso os produtos desclassificados ainda estejam sendo comercializados, o Mapa solicita que a ocorrência seja comunicada por meio do canal oficial Fala.BR.

No ano passado, a pasta identificou 19 marcas produzindo café torrado e moído impróprio para o consumo por excesso de impurezas ou presença de elementos estranhos.

O Jornal Opção tentou contato com as marcas Melissa e Oficial mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

Em nota, o Grupo Jurerê, responsável pela marca Pingo Preto, afirmou que o produto “teve sua produção encerrada em janeiro de 2025” e que ele se tratava de “uma mistura para preparo de bebidas regulamentado pela ANVISA e não café torrado e moído”.

Leia a nota na íntegra.

O Grupo Jurerê vem através desta esclarecer os fatos que envolvem o produto PÓ PARA PREPARO DE BEBIDA MARCA PINGO PRETO SABOR CAFÉ TRADICIONAL.

Este produto teve sua produção encerrada em janeiro de 2025. O mesmo tratava-se de uma mistura para preparo de bebidas regulamentado pela ANVISA através RDC 719/2022 (a qual revogou a RDC  273/2005), e não café torrado e moído como esta sendo veiculado. O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi acompanhado pela Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, onde foram validados todos os ingredientes, rótulos e enquadramento legal com este órgão, conforme os documentos comprobatórios arquivados no processo de qualidade da empresa. Os mesmos documentos foram apresentados ao MAPA.

Todo o processo de qualidade que envolveu este produto buscou a clareza do enquadramento do produto, legalidade dos ingredientes e da comunicação no rótulo ao consumidor final.

O PROCON do estado de Santa Catarina havia sido questionado em outra oportunidade e o mesmo afirmou o produto “tem seu rótulo claro quanto à denominação de produto e composição do mesmo, com informações no padrão exigido ela legislação nacional, com letras do mesmo tamanho, sem destaque para expressões isoladas, o que de nenhuma forma caracteriza confusão ao consumidor.”

O Ministério da Agricultura-MAPA é respeitado pelo Grupo Jurerê. O produto acima mencionado não está submetido à sua regulamentação, e sim a ANVISA. Desta forma, por enquadramento equivocado do produto pelo MAPA como café torrado e moído, considerou os ingredientes validados no processo de início de produção como impurezas em suas análises.

No entanto, mesmo diante desta discussão, e devido ao término de fabricação deste produto, o saldo residual do lote 12025 do produto PÓ PARA PREPARO DE BEBIDA MARCA PINGO PRETO SABOR CAFÉ TRADICIONAL já foi recolhido do mercado até que sejam esclarecidos os fatos com os órgãos competentes. O Grupo Jurerê é uma empresa familiar de 80 anos e trabalha incessantemente na pesquisa e desenvolvimento de produtos, investindo em tecnologia e inovação sempre em busca do melhor atendimento ao consumidor final. Nossos consumidores confiam em nosso atendimento e nossos produtos. Convidamos a todos a conhecerem os produtos do Grupo Jurerê através do site www.emporiojurere.com.br

Leia também

Vai um cafezinho? Veja onde aproveitar o Dia do Café em Goiânia