Lideranças do UB de Goiás são convocadas às pressas para Brasília para anúncio de desembarque do governo Lula

02 setembro 2025 às 15h48

COMPARTILHAR
Parlamentares goianos do União Brasil, hoje federado com o partido Progressistas, receberam uma convocação da cúpula na manhã desta terça-feira, 2, para irem a Brasília nesta tarde para um anúncio previsto para acontecer nesta tarde, no Salão Verde do Congresso Nacional. O ato, conforme apurado pela reportagem, servirá para anunciar o desembarque do governo Lula.
Conforme uma liderança ouvida pelo Jornal Opção, a convocação foi enviada pelos presidente do UB e PP em todos os grupos da federação. “Não disseram o que era, mas com certeza é o desembarque”, disse.
Compõem a bancada do UB na Câmara os deputados José Nelto, Zacharias Calil e Silvye Alves. Todos eles teriam recebido a convocação.
O anúncio está marcado para às 16h30. Em uma publicação nas redes sociais, a federação União Progressista informou que o anúncio será do “posicionamento político diante do cenário atual, reafirmando o compromisso com a estabilidade, o desenvolvimento e o avanço do Brasil”.
Confirmado o desembarque, os ministros do União Brasil no governo federal – André Fufuca, do Esporte; e Celso Sabino, do Turismo – deverão entregar suas pastas, sob risco de expulsão da legenda.
Na última semana, ainda segundo apurado pelo Jornal Opção, o presidente Lula chegou a se reunir com esses ministros na tentativa de segurá-los na gestão, junto com o UB. No entanto, se o rompimento for oficializado, não haverá alternativa para os nomes que ainda estão com o Planalto.
Caiado no jogo
A saída do União Brasil do governo Lula é um dos principais pontos da articulação do governador Ronaldo Caiado com vistas à eleição presidencial em 2026. Com o União Brasil e o PP descartando apoiar Lula no ano que vem (o petista deve concorrer à reeleição), Caiado se consolida como o pré-candidato da federação – projeto que o governador trabalha de forma intensa desde o ano passado.
No último dia 19 de agosto, durante o evento de formalização da federação União Progressista, o presidente do UB, Antônio Rueda, festejou a aliança e fez menção direta ao governador de Goiás.
Segundo Rueda, Caiado “tem que levar conforto à população, as pessoas não aguentam mais os extremos”. O advogado disse ainda que ele “vai ter uma missão pela frente como pré-candidato da federação”.
Leia também: União Brasil formaliza federação com PP, e Rueda sinaliza Caiado como candidato em 2026