COMPARTILHAR

Parlamentares goianos do União Brasil, hoje federado com o partido Progressistas, receberam uma convocação da cúpula na manhã desta terça-feira, 2, para irem a Brasília nesta tarde para um anúncio previsto para acontecer nesta tarde, no Salão Verde do Congresso Nacional. O ato, conforme apurado pela reportagem, servirá para anunciar o desembarque do governo Lula.

Conforme uma liderança ouvida pelo Jornal Opção, a convocação foi enviada pelos presidente do UB e PP em todos os grupos da federação. “Não disseram o que era, mas com certeza é o desembarque”, disse.

Compõem a bancada do UB na Câmara os deputados José Nelto, Zacharias Calil e Silvye Alves. Todos eles teriam recebido a convocação.

O anúncio está marcado para às 16h30. Em uma publicação nas redes sociais, a federação União Progressista informou que o anúncio será do “posicionamento político diante do cenário atual, reafirmando o compromisso com a estabilidade, o desenvolvimento e o avanço do Brasil”.

Confirmado o desembarque, os ministros do União Brasil no governo federal – André Fufuca, do Esporte; e Celso Sabino, do Turismo – deverão entregar suas pastas, sob risco de expulsão da legenda.

Na última semana, ainda segundo apurado pelo Jornal Opção, o presidente Lula chegou a se reunir com esses ministros na tentativa de segurá-los na gestão, junto com o UB. No entanto, se o rompimento for oficializado, não haverá alternativa para os nomes que ainda estão com o Planalto.

Caiado no jogo

A saída do União Brasil do governo Lula é um dos principais pontos da articulação do governador Ronaldo Caiado com vistas à eleição presidencial em 2026. Com o União Brasil e o PP descartando apoiar Lula no ano que vem (o petista deve concorrer à reeleição), Caiado se consolida como o pré-candidato da federação – projeto que o governador trabalha de forma intensa desde o ano passado.

No último dia 19 de agosto, durante o evento de formalização da federação União Progressista, o presidente do UB, Antônio Rueda, festejou a aliança e fez menção direta ao governador de Goiás.

Segundo Rueda, Caiado “tem que levar conforto à população, as pessoas não aguentam mais os extremos”. O advogado disse ainda que ele “vai ter uma missão pela frente como pré-candidato da federação”.

Leia também: União Brasil formaliza federação com PP, e Rueda sinaliza Caiado como candidato em 2026