Líder do Republicanos em GO defende Caiado a presidente e Tarcísio para reeleição em SP
18 novembro 2025 às 17h11

COMPARTILHAR
O ex-prefeito de Anápolis, presidente da Goiás Turismo e presidente estadual do Republicanos, Roberto Naves, afirmou em entrevista ao Jornal Opção, nesta terça-feira, 18, que o governador Ronaldo Caiado (UB) é, atualmente, o nome mais preparado da direita para disputar a Presidência da República contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo ele, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) deve priorizar a reeleição em 2026, apesar da pressão de setores do bolsonarismo para que entre na corrida presidencial. Roberto reconhece que, dentro do partido, a possibilidade de Tarcísio ser lançado já foi mais forte.
“Dentro do partido isso já esteve muito mais quente, já esteve muito mais quente essa conversa dele ser candidato e tudo mais”, afirmou. No entanto, segundo ele, avaliações recentes mostram que uma candidatura presidencial poderia comprometer a disputa paulista caso o PT lance o vice-presidente Geraldo Alckmin em São Paulo.
“Nos últimos meses há uma análise sendo feita de que o Tarcísio, candidato a presidente da República, coloca até mesmo a disputa pelo governo de São Paulo em risco, caso o Lula lance o Alckmin em São Paulo”, declarou.
Com esse cenário, Roberto sustenta que Caiado surgiu como a alternativa mais sólida da direita para enfrentar Lula. “Eu continuo acreditando que o melhor nome da direita para disputar a eleição com o Lula é o do governador Ronaldo Caiado”, disse.
Para ele, o goiano teria condições de conduzir o país em um momento de crise fiscal: “Nesse momento, no meu ponto de vista, é o mais preparado para enfrentar tudo aquilo que precisa ser enfrentado, no que diz respeito às emendas, à questão tributária e ao saneamento financeiro do Brasil”.
O dirigente relatou também que a preferência por Caiado é compartilhada por outras lideranças. “Estou usando uma frase que não é minha. Essa frase é do próprio senador Hamilton Mourão: ‘nesse momento, seria a pessoa mais indicada para ser o presidente, para passar por essa transição de quatro anos difíceis que o Brasil irá passar’”, afirmou.
Roberto disse ainda que aposta no alinhamento entre Caiado e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de setores da família do ex-chefe do Executivo defenderem Tarcísio.
“Claro que dentro da família Bolsonaro existe um interesse muito grande por parte de alguns, não por parte do Flávio, de que o Tarcísio seja o candidato do Bolsonaro”, observou. Segundo ele, porém, a relação entre Caiado e Tarcísio é “muito boa” e construída há mais de uma década.
Para o líder do Republicanos em Goiás, o ideal seria uma transição planejada na direita: Caiado em 2026 e Tarcísio em um ciclo seguinte. “Depois viria o Tarcísio, que é mais jovem e poderia esperar. Esse é o meu sonho e nós estamos trabalhando para isso”, afirmou.
Leia também:
