O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, visitou nesta segunda-feira, 10, as obras do Antares Polo Aeronáutico, empreendimento que está sendo implantado no município e que promete consolidar a cidade como um dos polos logísticos mais importantes da região Centro-Oeste. A visita, organizada pelo grupo empreendedor responsável pelo projeto, reuniu empresários e gestores públicos municipais a fim de apresentar o avanço das obras e as melhorias inseridas no plano original.

Durante a agenda, os participantes acompanharam uma atualização técnica sobre o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária. Segundo os idealizadores, o projeto passou por um upgrade para atender à demanda crescente do setor da aviação, com impacto direto na economia regional e nacional.

O reposicionamento técnico, fundamentado em estudos da empresa Infraway, especializada em infraestrutura aeroportuária, prepara o equipamento para receber aeronaves do porte do Boeing 737-800 e do Airbus A320, ampliando seu potencial operacional.

Prefeito destaca impacto estratégico e legado familiar

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Leandro Vilela destacou o simbolismo da obra para o município e lembrou que o projeto teve início na gestão de seu tio, o ex-governador Maguito Vilela.

“Veja bem que ironia do destino, né? Um projeto iniciado na gestão do nosso saudoso Maguito Vilela e hoje nós tendo a oportunidade de ter reaprovado esse projeto após algumas alterações na nossa gestão e as obras agora já também reiniciadas num ritmo extremamente acelerado para que esta importante obra que consolida Aparecida como um grande polo logístico da região centro-oeste do Brasil possa aqui trazer ainda mais oportunidades de novos negócios”, afirmou o gestor.

O prefeito também reforçou a relevância econômica do polo para a geração de empregos, atração de indústrias e aumento da arrecadação municipal. Segundo ele, “é uma das importantes obras aqui da nossa cidade e, sem dúvida nenhuma, nós todos estaremos fazendo um esforço muito grande para que o seu cronograma seja entregue aí dentro do previsto e, sem dúvida nenhuma, vai trazer muito a agregar e a contribuir com o processo de desenvolvimento da cidade de Aparecida de Goiânia.”

Vilela ressaltou ainda a posição estratégica do município, que já se destaca pela concentração de polos industriais e logísticos. “Isso aqui é uma obra que qualquer cidade gostaria de ter, mas Aparecida de Goiânia, com 600 mil habitantes, a segunda maior cidade do Estado, a 40ª maior cidade do Brasil, maior do que seis capitais brasileiras, numa localização extremamente privilegiada aqui no centro-oeste brasileiro, sem dúvida nenhuma, é extremamente importante.”

Obras aceleram para transformar perfil logístico da região

A visita técnica ao canteiro de obras permitiu aos convidados acompanhar de perto as intervenções realizadas no projeto, reformulado após análises da Infraway. As adequações reforçam a operação de aeronaves de médio porte, tornando o empreendimento apto a operar voos de alcance nacional. Segundo os responsáveis, os preparativos também abrem margem para que o aeroporto se torne internacional futuramente.

O cronograma prevê que a pista de pouso e decolagem seja entregue no segundo semestre de 2026, enquanto as operações aeroportuárias devem iniciar em 2027.

Leia também:

Polo Antares deve colocar Goiás na rota da mobilidade aérea

Moradores denunciam desvio de águas e seca do Rio Pintado em São Miguel do Araguaia; veja vídeo