COMPARTILHAR

De bolsonaristas a lavajatistas (apoiadores da operação Lava Jato, que prendeu o presidente Lula da Silva), representantes da direita no Brasil comemoraram com euforia o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros acusados de tramarem um golpe de Estado no país.

O integrante da 1ª Turma da Corte votou pela anulação absoluta da ação por “falta de competência” do STF na questão, contrariando os colegas Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que votaram pela condenação de Bolsonaro e outros réus.

Uma hashtag em inglês – “In Fux we trust“, algo como “Em Fux nós confiamos” – chegou a viralizar nesta quarta-feira, 10, ainda durante o voto do ministro que durou mais de 5 horas.

O slogan “americanizado” tem origem em 2016. Na época, o então procurador Deltan Dallagnol relatou ao juiz Sérgio Moro, em conversa privada, que conversou com Fux sobre a força-tarefa da Lava Jato. A resposta de Moro: “In Fux We Trust”, seguida de uma risada de Dallagnol.

A expressão, inclusive, repete um semelhante que foi usado na ocasião do “boom” da Lava Jato, “In Moro we trust“, em referência ao magistrado que serviu como figura central na condução da operação.

Dallagnol foi um dos que compartilham a frase em apoio a Fux, acompanhada de uma imagem gerada por IA que mostra o ministro usando a toga e com olhar altivo. Ele também divulgou um vídeo com os cortes dos “melhores momentos” do voto do ministro do STF.

Até o fechamento desta matéria, a publicação do ex-procurador no X tinha mais de 2 mil reposts.

Leia também: Líder da Oposição na Câmara exalta voto de Fux; veja vídeos