Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS) realizam a 38º edição da Kizomba, na Chácara Recanto dos Pássaros, localizada em Itumbiara, sul de Goiás, neste sábado 13, a partir das 18h e segue até domingo, 14, às 15h. Durante o festejo religioso, terá a tradicional ação formativa, que reconstrói as lendárias missas afro, com louvores aos santos negros.

Essa edição da Kizomba acontecerá de forma itinerante nos municípios de Itumbiara, Minaçu e territórios culturais onde vivem a maioria das Griôs (idosas), guardiãs da memória ancestral. A proposta simboliza o retorno às raízes ancestrais e reafirma os vínculos com os territórios culturais, com o propósito de levar arte e ancestralidade pelo interior de Goiás.

As ações do projeto são orientadas com base nas diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Plano Estadual de Cultura de Goiás, quanto a proteger e promover o patrimônio cultural imaterial, bem como a valorização dos lugares de memória.

O projeto Kizomba foi contemplado em 1º lugar pelo Edital de Apoio aos Festejos Tradicionais e Populares | Foto: Divulgação

De acordo com a diretora geral dos APNS em Goiás, Neuza Silva, o destaque do encontro diz respeito a aplicabilidade de metodologias sensíveis nas ações de salvaguarda das tradições orais.

“Kizomba é inspirada na cosmovisão africana da Matripotência, que reconhece as mulheres negras como guardiãs dos saberes e fazeres tradicionais, dando a elas o protagonismo”, complementa.

Para a coordenadora local de Itumbiara, Jesuslene Oliveira Silva, as celebrações afro-inculturadas no catolicismo popular são importantes, pois protegem a ancestralidade e a fé do apagamento histórico provocado pelo racismo estrutural.

“Hoje, há risco de desaparecimento em razão da ausência de registros sistemáticos e eficazes. Por isso, justifica-se a urgência e centralidade das ações de salvaguarda”, frisa.

Apoio do Governo de Goiás

O projeto Kizomba “Festejando pelos En’Cantos de Goiás” foi contemplado em 1º lugar pelo Edital de Apoio aos Festejos Tradicionais e Populares em Goiás nº 1/2025 do Fundo de Arte e Cultura (FAC), da Secretaria Estadual do Governo de Goiás (Secult-GO).

Todas as atividades da Kizomba serão gratuitas, acessíveis e vão contar com atividades que garantem o protagonismo e a participação ativa de pessoas idosas e pessoas com deficiência (PCDs).

Programação:

A proposta simboliza o retorno às raízes ancestrais | Foto: Divulgação

Sábado- 13/12

8h às 8h50- café da manhã

9 horas- Reconstituição Cultural – Celebração Inculturada. Mística de abertura Axé Ancestral: O Canto que desperta as raízes.

9h30 às 11h-| Roda de Diálogos Historicidade Cultural APNS de Goiás.

11h às 12h40 – intervalo para almoço.

13:00-| Reconstituição Cultural – Celebração Inculturada. Mística de abertura Axé Ancestral: O Canto que desperta as raízes.

14h às 15h30-  Oficina Formativa. Parte II – Sob a Luz de Sankofa: Afrografias dos Legados Ancestrais.

15h30 às 16h- Intervalo para lanche.

15h30 a 17h- Oficina Formativa. Parte II – Práticas de Salvaguarda: Ferramentas Comunitárias.

Festejo APNS_ – Itumbiara em Festa!

18h às 21h-| Reconstituição Cultural – Celebração Inculturada. Louvor aos Santos Negros. O Cortejo do Congado e Folia de Reis.

Domingo- 14/12

8h às 8h50- café da manhã.

9h- Reconstituição Cultural – Celebração Inculturada.  Mística de abertura Axé Ancestral: O Canto que desperta as raízes.

9h30 às 12h- Oficina Formativa. Parte II – Práticas de Salvaguarda: Ferramentas Comunitárias.

12h às 13h- almoço.

13h às 15h- tarde livre.

Leia também:

Consciência Negra: conheça a história de 17 jornalistas negros que atuam em Goiás

Indígenas em Goiás: sub-representação no Censo, medo de se declarar e violência histórica marcam realidade ignorada