COMPARTILHAR

*Matéria atualizada às 21h45

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspendeu, na noite desta quinta-feira, 2, a eleição dos conselhos regionais de odontologia de quase todos os estados do Brasil.

Estão mantidas somente as eleições dos estados do Amapá, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Pará, onde o pleito será presencial.

Conforme apurado com exclusividade pelo Jornal Opção, o pleito eleitoral, que teria início virtualmente à meia-noite nos estados para a escolha dos novos presidentes dos conselhos, foi suspenso após suspeita de corrupção e fraude no processo.

“O conjunto probatório juntado aos autos, em consonância com os normativos legais que regulam a atuação do CFO, recomendam, com propósito cautelar e preventivo, a interrupção do processo eletivo em curso, com eleição prevista para 03/10/2025, uma vez que a indicação de ilicitude administrativa praticada por esse Conselho se refere,principalmente, à irregularidades no processo eletivo anterior e em atos administrativos praticados sob a atual gestão”, afirma o desembargador federal Gustavo Soares Amorim em sua decisão.

À reportagem, o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO), Renerson dos Santos, disse ainda não ter sido notificado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), entidade responsável pela realização das eleições em todo o país.

No entanto, Santos confirmou que o pleito em Goiás, que teria início em poucas horas, não deve mais acontecer.