Para parlamentares e prefeitos, coalizão é competitiva para as eleições estaduais de outubro em função do legado de Marconi Perillo e da capacidade de renovação de José Eliton

José Eliton | Foto: Jota Eurípedes

A menos de cinco meses das eleições estaduais de 7 de outubro, os partidos da base de apoio do governo estadual estão confiantes de que a coalizão liderada pelo governador José Eliton e pelo ex-governador Marconi Perillo tem o potencial e a conjuntura políticos para vencer a disputa. Na avaliação dos aliados, o já chamado Novo Tempo Novo terá êxito porque tem um grande legado a apresentar e, ao mesmo tempo, espaço para inovar com a candidatura de José Eliton à reeleição.

O deputado estadual Manoel de Oliveira (PSDB) aposta na herança dos governos do grupo e diz que ela é fácil de defender. “Na Assembleia, quando eles (a oposição) criticam o governo é mamão com açúcar ir para a tribuna defender o governo, primeiro o Marconi, agora o José Eliton. Enquanto eles atacam, nós respondemos com os benefícios que o povo tem”, diz.

Para ele, Eliton está pronto para continuar a proposta. “Nem o Marconi estaria tão preparado como o Zé Eliton está hoje. É o mais qualificado, o mais consciente, o mais equilibrado. Tem conhecimento do estado e bateu o maior recorde de um gestor político no Executivo: em 44 dias, 49,9% de aceitação do povo”

Seu colega de Assembleia, deputado Chiquinho de Oliveira (PSDB), afirma que transformação e realização são os dois motes principais do Tempo Novo.“O governador Marconi foi o melhor governador que o estado já teve ao longo destes 16 anos. Goiás saiu da periferia e virou referência de transformação e modernidade. Este é um governo que incomoda a oposição. E aquele que ficou sete anos e meio com o governador Marconi se chama Zé Eliton, aprendeu com o melhor professor. Com toda certeza, será melhor que Marconi”, aposta.

Chiquinho mostra um cálculo matemático para expor a força da base. “Na base aliada, temos quase 500 candidatos a deputado estadual; do outro lado, não tem nem 50. A deputados federais, temos mais de 100; lá, não tem nem 5. Quem é candidato quer estar ao lado de quem é forte, preparado para apresentar um plano de governo para o estado”, acredita.

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), acredita que o Novo Tempo Novo é pertinente, porque continua um projeto que ainda não se esgotou. “É uma ideia nova ainda. Acho que 20 anos é muito pouco para se refazer um estado., construir algo que seja duradouro e satisfatório para a população. E estamos em pleno desenvolvimento e vimos grandes realizações do governador Marconi Perillo, que está deixando um legado inestimável”, avalia.

O prefeito diz que, hoje, José Eliton concentra as atenções porque manteve aquilo de bom que foi construído por Marconi, mas avança em políticas novas e inovações em todas as áreas, imprimindo sua marca no Tempo Novo. “Agora, nós estamos vendo esta grande revelação política que é o governador José Eliton, que tem o papel de estar a frente do governo de Goiás e desempenhando isso com uma desenvoltura muito grande, inteligência e disposição de trabalho”.

O deputado federal Lucas Vergílio (SD) é outro aliado que aposta no Novo Tempo Novo. “Marconi cumpriu um papel importantíssimo: existe um Goiás antes dele e um Goiás depois dele. Isso mostra o tamanho do desafio que o governador José Eliton tem pela frente. Mas ele vem com um novo gás, disposto a fazer uma nova política’, aponta.

Para Lucas, José Eliton terá a chance de mostrar mais seu estilo. “Cumpriu o papel de vice muito bem, foi secretário de Marconi em diversas pastas, num papel técnico, e, neste um mês só de governo, já tem ações que falam por ele. E, até o final do ano, elas mostrarão que ele está qualificado para continuar o trabalho que começou agora”.

Também deputado federal, Sandes Júnior (PP) diz que Eliton agrega muito ao projeto da base, iniciado anos atrás. “Pela experiência de ter sido duas vezes vice do Marconi, um craque da política, aprendeu muito, mas tem o seu estilo próprio e eu tenho certeza que vai dar tudo certo”, aposta. Na avaliação dele, o projeto Tempo Novo não se esgotou. “Claro que não, nós vamos ter mais quatro anos aqui”.

A senadora Lúcia Vânia (PSB) acredita que a política ainda tem espaço para inovações e pode devolver para a sociedade o que ela tem demandado. “A sociedade deseja franqueza, compromisso com a verdade”, acredita. Ela vê com otimismo a movimentação imprimida por José Eliton no primeiro mês de governo, já que o governador agrega e tem se fortalecido no grupo político.

“É visível a quantidade de parlamentares que já estão acompanhando os eventos”, cita. “Ele é muito objetivo, estabeleceu um foco e está buscando solucionar aqueles problemas que são mais graves”, disse, exemplificando a Saúde e a Segurança como alguns dos eixos. “São pontos importantes porque já dá para a população perceber o resultado deste trabalho inovador”.

O ex-senador Demóstenes Torres (PTB), pré-candidato ao Senado, também avalia com otimismo a continuidade do Tempo Novo.“Pelo tempo transcorrido, há um benefício muito grande para a sociedade. Um legado muito grande”, disse, citando obras como pavimentação de rodovias e construção de universidades e ações como “movimentos certeiros” na Segurança Pública e na área social.

“É óbvio que é necessário avançar. E o governador José Eliton, com a tarimba de 8 anos como administrador experimentado, sabe como a máquina funciona, onde tem que mexer para que os resultados apareçam”, disse, apontando ações como o Terceiro Turno da Saúde como prova do poder de fôlego novo trazido por José Eliton.