José Eliton abre atendimento do Centro de Apoio aos Romeiros que vão para Trindade
21 junho 2018 às 13h25

COMPARTILHAR
CAR tem quase dois mil metros quadrados de área física, com cozinha, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos

Com a expectativa de atender a mais de 300 mil pessoas até o dia 1º de julho, data de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, o Centro de Apoio aos Romeiros (CAR), instalado na GO-060, conhecida Rodovia dos Romeiros, em Trindade, foi aberto na manhã desta quinta-feira (21/6) pelo governador José Eliton e a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller.
O atendimento do CAR foi aberto em solenidade que contou com a apresentação da Banda Luar, composta por internos da Vila São Cottolengo. O governador e a primeira-dama estiveram acompanhados do prefeito Jânio Darrot, deputados, secretários de Estado, assessores do Governo e centenas de fiéis e moradores de Goiânia e Trindade.
“Tive a oportunidade de participar da Romaria do Divino Pai Eterno. É um momento muito especial. Momento para refletirmos sobre a vida, sobre as nossas ações, momento de buscarmos na fé a razão para a essa caminhada. Ela é a síntese da nossa caminhada”, resumiu o governador.
José Eliton disse que o Centro de apoio ao Romeiro é um local para se renovar a fé. “Além do alimento do corpo, tem a capela para o alimento da alma. Nada mais goiano do que o sentimento da religiosidade, da fé, de um povo que supera as diversidades, que constrói um futuro melhor”, observou.
Ao final da solenidade, o governador participou de procissão que conduziu a imagem do Divino Pai Eterno até a capela instalada no interior do CAR.
O prefeito Jânio Darrot disse que seria muito difícil fazer uma festa da dimensão da Romaria do Divino Pai Eterno sem o apoio do governo estadual. “Sempre tive, durante os nossos cinco primeiros anos de administração, o apoio do ex-governador Marconi Perillo. Agora, da mesma forma, o governador está presente, nos atendendo em todas as demandas”, agradeceu o prefeito ao mencionar a determinação de José Eliton em aumentar os efetivos da Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Policia Civil.
Depois de elogiar a OVG, “que está fazendo um trabalho exemplar”, o prefeito agradeceu ao governador pela liberação de recursos da ordem de R$ 500 mil para custear o trabalho de mais de mil pessoas que irão trabalhar durante e depois da festa. “A ajuda que o governador nos deu para a festa deste ano será responsável pelo sucesso do desfile de mais de 300 carros de bois de Goiás e de outros estados e o desfile dos cavaleiros”, declarou. “Devemos muito a José Eliton a organização dessa Romaria. Graças a ela, vamos ter uma festa muito bonita”, salientou.
O prefeito de Trindade aproveitou a oportunidade para manifestar gratidão ao governador que, “em menos de três meses já fez muito pela nossa cidade”. Ele citou o programa Goiás na Frente “que ajudou a estruturar a cidade para a Romaria. A cidade está bonita, com asfalto recuperado, nova iluminação. Devemos tudo isso ao governo e aos recursos do Goiás na Frente”.
A exemplo dos anos anteriores, o Centro de Apoio aos Romeiros oferecerá atendimento gratuito e apoio às pessoas que fazem sua caminhada de fé até Trindade. No local, elas recebem lanches (leite com canela, café, chá, suco, pão com mortadela ou manteiga e água) e local adequado para descansar.
O CAR funcionará 24 horas e contará com o suporte de mais de 120 pessoas por dia (entre funcionários da OVG, voluntários e bolsistas do Programa Bolsa Universitária). Eles se revezarão na produção e distribuição de lanches.
O Centro de Apoio aos Romeiros tem o apoio de vários órgãos do Estado e de empresas parceiras que doam produtos como alimentos e materiais descartáveis. No ano passado, o CAR recebeu aproximadamente 400 mil fiéis nos dez dias da romaria. A quantidade de romeiros atendidos superou a de 2016, quando passaram pelo local quase 300 mil pessoas.
Para esta edição, a OVG também firmou parceria com o Centro de Readaptação e Reabilitação Dr. Henrique Santillo (CRER) que reforçará o atendimento aos romeiros. O projeto “CRER aos Romeiros” vai contar com enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos do hospital que estarão no local para oferecer atendimento e prevenir lesões durante a caminhada.
A iniciativa irá fortalecer o trabalho no CAR, que todos os anos, em parceria com a prefeitura de Trindade, oferece atendimentos de primeiros socorros. Só no ano passado, foram 3.662 atendimentos.
A equipe do CRER irá atender nos horários de maior movimentação de romeiros e fará aferição de pressão e glicemia, alongamentos e orientações sobre uma caminhada saudável e sem lesões. Os profissionais também distribuirão panfletos com orientações sobre como abordar e como ajudar a pessoa com deficiência.
O Centro de Apoio aos Romeiros de Trindade tem quase dois mil metros quadrados de área física, com cozinha, capela para orações e mais de 20 banheiros químicos, sempre abastecidos com papel toalha e papel higiênico.
A estrutura conta ainda com um posto de comando da Polícia Militar, uma ambulância e uma viatura de resgate do Corpo de Bombeiros que ficarão de prontidão 24 horas. Enfermeiras também estarão de plantão para atendimentos de primeiros socorros.
A Prefeitura de Trindade espera cerca de 2,5 milhões de fiéis este ano. O planejamento para que todos possam realizar a caminhada de 18 quilômetros com segurança foi realizado pela Basílica com o apoio das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, OVG, Secretaria de Saúde e Agetop.
O policiamento em Trindade foi reforçado para a Romaria do Divino Pai Eterno, que começa na sexta (22/6) e contará com 2,5 mil policiais em revezamento durante 24 horas. Monitoramento por câmeras e bases elevadas para os militares são as novidades desse ano.
Além disso, tropas especiais da Polícia Militar, como as Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam), o Grupamento Aéreo (Graer), o Batalhão de Choque, a Cavalaria e o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva da Polícia Militar (Giro), darão apoio à segurança do evento.