Johnson & Johnson pausa testagem de vacina após voluntário apresentar doença inexplicada
13 outubro 2020 às 07h05

COMPARTILHAR
“Eventos adversos, mesmo aqueles graves, são parte esperada de qualquer estudo clínico” disse empresa em nota

A Johnson & Johnson anunciou nesta segunda-feira, 12, a interrupção temporária do estudo de sua vacina, em razão da apresentação de doença inexplicada em um participante voluntário das testagens. De acordo com a empresa, o Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados independente ENSEMBLE (DSMB) vai analisar o caso.
“Eventos adversos, mesmo aqueles graves, são parte esperada de qualquer estudo clínico. Temos o compromisso de fornecer atualizações transparentes em todo o processo de desenvolvimento clínico de nossa vacina”, disse a empresa em nota.
Essa pausa é vista como padrão. “Também estamos aprendendo mais sobre a doença desse participante e isso é muito importante para ter todos os fatos antes de dividirmos mais informações” ressaltou.
A Johnson & Johnson iniciou a fase 3 de testes da vacina em setembro, nos Estados Unidos e em outros sete países. A empresa foi a quarta empresa a iniciar testes clínicos em larga escala para uma vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos, depois de Moderna, Pfizer/BioNTech e AstraZeneca.