O jovem tenista brasileiro João Fonseca conquistou sua primeira vitória em Wimbledon nesta segunda-feira, 30, em um marco histórico para sua carreira. Na estreia na chave principal de Wimbledon 2025, Fonseca, de apenas 18 anos, superou o britânico Jacob Fearnley, número 51 do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/1 e 7/6 (7/5).

Com o resultado, o atual 54º do ranking da ATP avança para a segunda rodada do Grand Slam em Londres. Na próxima fase de Wimbledon 2025, João Fonseca enfrentará o vencedor do duelo entre o holandês Tallon Griekspoor (29º do mundo) e o americano Jenson Brooksby (101º).

“A vitória significa muito, é muito especial. Sempre foi meu Grand Slam favorito desde a infância. Peço desculpas por ter vencido um britânico, mas agradeço o apoio do público e o respeito ao tênis hoje. O Jacob é um grande jogador e espero enfrentá-lo novamente em breve”, disse João Fonseca após o jogo.

Essa foi a terceira vitória de Fonseca sobre Fearnley, repetindo os triunfos no Challenger de Camberra 2025 e no Masters 1000 de Indian Wells. Depois de conquistar sua primeira vitória em quadras de grama no ATP 250 de Eastbourne, João Fonseca demonstrou evolução no piso ao dominar Jacob Fearnley em Londres.

No primeiro set, o tenista brasileiro manteve o saque firme e pressionou nas devoluções. Após salvar três breakpoints no nono game, Fonseca aproveitou uma dupla falta de Fearnley e fechou em 6/4.

No segundo set, o brasileiro começou com ritmo forte, quebrando o saque do adversário logo no início e ampliando a vantagem para 6/1, com destaque para o saque potente e as devoluções agressivas.

A terceira parcial foi mais equilibrada, com os dois jogadores firmes nos serviços. No tiebreak, João Fonseca mostrou maturidade, virou o placar e, com dois aces decisivos, garantiu a vitória em 7/6 (7/5).

Leia também: