João Fonseca supera Kecmanovic no US Open após passar mal e avança à 2ª rodada

25 agosto 2025 às 17h18

COMPARTILHAR
O brasileiro João Fonseca conquistou uma vitória marcante em sua estreia no US Open 2025. Mesmo passando mal e chegando a vomitar durante o terceiro set, o carioca de 19 anos derrotou o sérvio Miomir Kecmanovic (#42 do ranking da ATP) por 3 sets a 0, parciais de 7/6(3), 7/6(5) e 6/3, nesta segunda-feira, 25, em Nova York.
Com o triunfo, Fonseca (#45 do mundo) mantém uma escrita importante: ele ainda não perdeu em estreias de Grand Slam. No Australian Open, derrotou o top 10 Andrey Rublev; em Roland Garros, superou o polonês Hubert Hurkacz; e em Wimbledon, venceu o britânico Jacob Fearnley.
Agora, entra para a história como o sétimo homem mais jovem a alcançar a segunda rodada de todos os slams em uma mesma temporada. Além disso, Fonseca é o mais jovem brasileiro a vencer no US Open desde Thomaz Koch, em 1963.
Ele também se torna apenas o terceiro representante do país a triunfar em Nova York nesta década, depois de Thiago Monteiro (2022) e Felipe Meligeni (2023).
Vitória de João Fonseca
O jogo começou com erros do brasileiro, que permitiram a quebra de saque para Kecmanovic. O sérvio chegou a sacar para fechar o set em 5/3, mas Fonseca reagiu, devolveu a quebra e levou a melhor no tie-break: 7/6(3).
Na segunda parcial, a história se repetiu: Kecmanovic saiu na frente, mas perdeu consistência no final. Fonseca virou no tie-break novamente, desta vez por 7/6(5), com direito a dois aces decisivos e uma subida à rede precisa.
O terceiro set trouxe drama. Com o placar empatado em 3/3, Fonseca pediu atendimento médico e, poucos pontos depois, vomitou à beira da quadra. Mesmo debilitado, voltou mais agressivo, conquistou a quebra e abriu 4/3.
Sem deixar o adversário reagir, voltou a quebrar no nono game e fechou o jogo com autoridade. Na segunda rodada do US Open 2025, João Fonseca vai enfrentar o tcheco Tomas Machac (#22), que estreou com vitória tranquila sobre o italiano Luca Nardi (#86): 6/3, 6/1 e 6/1. Este será o primeiro confronto entre Fonseca e Machac no circuito profissional.
Leia também: