Jânio Darrot: “Não tenho pretensão ou projeto político para as próximas eleições”
21 abril 2022 às 07h08

COMPARTILHAR
Ex-prefeito de Trindade reiterou decisão de afastamento para focar em negócios, mas mantém portas abertas
No início de 2022, o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (Patriota) anunciou que não iria dar prosseguimento ao plano de ser candidato ao Governo do Estado. Não só isso, como decidiu retirar qualquer projeto de candidatura durante as disputas que ocorrem em outubro deste ano. Focado nos projetos empresariais, familiares e no trabalho no agronegócio, ele garantiu que a pausa na carreira política pode ser um pouco mais longa e não tem planos para participação em eleições futuras. “Não tenho nenhuma pretensão e nenhum projeto para as próximas eleições. Até o momento, sem projeções em vista para 2024 e 2026”, afirma ao Jornal Opção.
Apesar disso, Jânio não considera que o distanciamento da corrida eleitoral deva ser dado como permanente. Segundo ele, não existem portas fechadas de maneira definitiva e, mais próximo dos debates sobre as futuras disputas, pode considerar repensar o posicionamento. “Às vezes a gente pode estar numa situação diferente perto das eleições. De repente posso estar mais afastado dos negócios e pensar, então tem que deixar a possibilidade em aberto”, diz.
Jânio Darrot tomou a decisão de abandonar a disputa ao governo – e a quaisquer outros cargos, em 2022 – para dedicar-se exclusivamente aos negócios. O ex-prefeito é empresário com atuação em Trindade e Anápolis, além de atuante no agronegócio, com propriedade em Aruanã, no nordeste do Estado. “Desde que saí da prefeitura, senti que precisava voltar para os negócios. As empresas são familiares, então senti necessidade de estar a frente e deixei de lado qualquer projeto de candidatura”, explicou. Até aqui, o distanciamento da vida política é avaliado com resultados positivos. “Cada vez mais, vejo que tomei a decisão acertada”, garante.
A desistência de disputa a um cargo público, porém, não se reflete em distanciamento da movimentação nos bastidores da política. Ao lado do prefeito de Trindade, Marden Júnior (Patriota), Jânio Darrot já manifestou apoio oficial à reeleição de Ronaldo Caiado (UB). Desde então, o diálogo tem sido alimentado com o governador e com prefeitos e lideranças políticas próximas. “As pessoas me procuram para conversar, especialmente sobre Trindade, porque também acreditam no projeto,” conta.
Sem candidatura, Darrot aguarda as decisões de Caiado até mesmo para declarar apoio a um candidato a presidência. Como empresário do agronegócio, acredita que a aliança do governador Jair Bolsonaro possa se firmar, mas prefere esperar uma manifestação do próprio Caiado. “Eu faço política em grupo e estou no grupo do governador. Os dois têm o mesmo projeto e tenho certeza que os produtores rurais vão ficar felizes se tiver esse alinhamento. Mas isso depende, porque tem outra candidatura representando o presidente aqui”, destacou, em referência à pré-candidatura do Major Vitor Hugo (PL), apoiado publicamente por Bolsonaro, até então.
