Jair e Eduardo Bolsonaro são indiciados pela PF por coação e abolição violenta do Estado democrático de direito

20 agosto 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foram indiciados pela Polícia Federal (PF) na noite desta quarta-feira, 20, por coação devido à atuação de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. Em autoexílio nos EUA, ex-deputado e filho do ex-presidente articula publicamente sanções contra autoridades brasileiras e tarifas econômicas contra o país.
Em inquérito aberta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a PF viu elementos de que o ex-presidente e o deputado licenciado buscaram atrapalhar as investigações acerca do julgamento de tentativa de golpe de Estado, em que Jair Bolsonaro é réu. Segundo as investigações, os Bolsonaro articularam para intimidar autoridades brasileiras por intermédio dos Estados Unidos, atrapalhando o andamento dos inquéritos que apuram a trama golpista.
Moraes atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou indícios de crimes como obstrução de Justiça, coação no curso do processo e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito. Com o indiciamento, a PGR vai analisar se há elementos suficientes para apresentar uma denúncia (acusação formal) contra o ex-presidente e seu filho.