Ao menos 1968 prisioneiros políticos que foram levados pelo Exército de Israel da Cisjordânia e de Gaza começaram a ser liberados nesta segunda-feira, 13. A libertação foi acompanhada por milhares de palestinos que se reuniram em Ramallah para acompanhar a missão que faz parte da troca de 20 prisioneiros israelenses vivos e 28 falecidos por quase 2 mil prisioneiros palestinos.

Dentre os presos, 154 palestinos que serão libertados como parte da troca de prisioneiros serão forçados ao exílio por Israel, disse o Escritório de Mídia de Prisioneiros Palestinos.

Mais de 40 ônibus foram utilizados para transportar os detidos. Cerca de 250 prisioneiros palestinos condenados por tribunais israelenses foram soltos na Cisjordânia, Jerusalém e Gaza, ou deportados para o Egito.

De acordo com o governo palestino, Israel ainda mantém mais de 10 mil prisioneiros, incluindo mais de 360 crianças. Segundo a Addameer, organização palestina de direitos humanos, o número de pessoas capturadas por Israel aumentou de 5.200 para 11.100 desde 7 de outubro de 2023.

Leia também:

Equatorial Goiás lança campanha para facilitar a quitação de débitos com desconto de 100% de juros e multas

‘Foi Deus quem salvou’: família relata momento em que avião caiu sobre casa em Goiânia