Irapuan Costa Jr. é eleito para a Academia Goiana de Letras

26 junho 2025 às 19h45

COMPARTILHAR
O ex-governador de Goiás Irapuan Costa Junior mora no Brasil e, durante alguns meses do ano, em Portugal. Eleito membro da Academia Goiana de Letras (AGL) — com 26 votos (precisava de 21 votos) —, na quinta-feira, 26, poderá ser uma ponte entre dois povos, que, a despeito de certos conflitos, são irmãos: o brasileiro e o luso.
O engenheiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e escritor certamente contribuirá para ampliar — ou criar — um intercâmbio entre escritores de Goiás e de Portugal.

Leitor tanto de obras brasileiros quanto portuguesas, ele, de alguma maneira, já contribui para divulgar o país (e Goiás) em terras lusas e para divulgar Portugal em terras brasileiras. É leitor, para citar um exemplo, de António Lobo Antunes, talvez o maior escritor português vivo e que merece o Nobel de Literatura.
Autor de vários livros, articulista do Jornal Opção há quase 30 anos, Irapuan Costa Junior é especialista na obra de alguns escritores, como o americano Jack London, de quem leu tudo. Leu um romance de Edival Lourenço, “Naqueles Morros, Depois da Chuva”, e notou, de cara, que é uma obra-prima. É uma precisa transformação da história em literatura.

Aos 87 anos, Irapuan Costa Junior parece bem mais jovem, tal a sua vitalidade física e sua lucidez intelectual.
Há algum tempo, decidiu traduzir a obra mais complexa do filósofo inglês Herbert Spencer — “Princípios de Filosofia”. O livro pode ser encomendado nas melhores livrarias do país. Porque, além de ter qualidade, é uma tradução pioneira. Depois, traduziu outro livro do britânico.
O que pouca gente sabe é que Irapuan Costa Junior é um contista de primeira linha, tendo participado inclusive de concurso em Portugal.

Como crítico literário, publicou uma resenha de um livro do professor-doutor Fernando Venâncio, recém-falecido, um dos maiores linguistas de Portugal (e respeitadíssimo na Holanda, onde deu aulas). O mestre luso, que afirma que o português deriva do galego, leu a resenha e notou que o autor é um estilista da Língua Portuguesa.
Fernando Venâncio chegou a me perguntar se Irapuan Costa Junior era acadêmico. Ficou surpreso ao saber que se tratava de um ex-governador.

Então, a eleição na AGL premia um escritor nato, um estilista da língua de Assis, o Machado. Uma vitória, portanto, tanto para Irapuan Costa Junior quanto para a Academia.
(Como governador, Irapuan Costa Junior construiu o maior distrito industrial de Goiás, o Daia, que fica em Anápolis. Homem de cultura, recuperou o Teatro Goiânia e trouxe Margot Fonteyn para dançar na capital goiana. Republicou a revista “A Informação Goyana”, editada pelo jornalista Henrique Silva e uma fonte inestimável de pesquisa para historiadores.)