Irã deve suspender temporariamente inspeções da ONU a instalações nucleares, diz embaixador

26 junho 2025 às 16h50

COMPARTILHAR
O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam, afirmou que o país deverá suspender temporariamente a autorização para inspeções da Organização das Nações Unidas (ONU) nas instalações nucleares iranianas. A fala ocorreu durante coletiva de imprensa.
“Nós sabemos que há informações sobre nossos programas e também existem informações sobre os cientistas nucleares. E isso faz parte da soberania de um país, proteger suas informações e seus cientistas”, afirmou.
Na última segunda-feira, 23, o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU, Rafael Grossi, afirmou que a entidade estima “danos bem significativos” na instalação nuclear de Fordow, no Irã, após o ataque dos Estados Unidos.
Ele também pediu acesso às instalações nucleares iranianas para que a agência possa avaliar os danos causados pelo bombardeio americano e verificar se há risco de vazamento radioativo.
“Conforme o Artigo 60 da Lei 1979 de Viena, o governo iraniano tem que prestar algumas questões em relação a isso. E, conforme essa lei, quaisquer cooperações, conforme a resolução no âmbito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), serão temporariamente paradas”, afirmou o embaixador iraniano.
Nekounam também afirmou que o país não busca armas nucleares. “Não buscamos equipamentos e armas nucleares. Por mais que nós nos afastemos de todos os armamentos nucleares de uma forma firme e forte, seguimos nossos direitos nucleares no âmbito do TNP. Um desses direitos que temos é o enriquecimento de urânio”.
“Nossa ideologia religiosa não permite que o governo use nenhum tipo de armamento de massacre”, completou.
Leia também