Goiás subiu 11 posições no ranking nacional de qualidade das rodovias e passou a integrar o grupo dos oito estados com melhor desempenho no país, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2025. O avanço ocorre após uma sequência de investimentos públicos em infraestrutura viária iniciada em 2019, que somam mais de R$ 10 bilhões ao longo de sete anos.

De acordo com o levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), 46,8% da malha rodoviária avaliada em Goiás foi classificada como boa ou ótima — o melhor resultado do estado desde o início da série histórica da pesquisa, em 2006. Em 2019, esse índice era de apenas 29,4%, o que colocava Goiás na 19ª posição do ranking nacional.

Os dados consideram rodovias estaduais e federais que cortam o território goiano. Apenas em 2025, o estado avançou oito posições em relação ao ano anterior, impulsionado por investimentos de aproximadamente R$ 3,5 bilhões no setor.

Malha rodoviária estadual | Foto: Governo de Goiás

Redução de trechos críticos e melhora na sinalização

A pesquisa avaliou 7.684 quilômetros de rodovias em Goiás. Do total, 44,9% foram classificadas como regulares, enquanto apenas 8,3% aparecem nos níveis ruim ou péssimo — percentual considerado baixo em comparação com a média nacional.

Um dos principais destaques foi a sinalização viária: 70,3% da malha analisada recebeu avaliação positiva nesse critério. Em 2019, mais de dois terços das rodovias goianas apresentavam classificação entre regular, ruim ou péssima nesse item, segundo a CNT.

Obras e manutenção contínua

O avanço no ranking ocorre em meio a um amplo programa de obras executado pelo governo estadual. Desde 2019, foram realizados mais de mil quilômetros de pavimentação e duplicações, além da recuperação e restauração de mais de 4 mil quilômetros de rodovias em todas as regiões do estado.

Segundo a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), as ações incluem tanto grandes intervenções estruturais quanto programas contínuos de manutenção, voltados a prolongar a vida útil das vias e reduzir custos logísticos para o setor produtivo.

O presidente da agência, Pedro Sales, afirma que os resultados refletem uma mudança de cenário. “Quando assumimos, a malha viária estava em condições críticas de trafegabilidade. Os investimentos foram direcionados para recuperar os trechos mais deteriorados e manter as rodovias em boas condições”, disse.

Contexto da pesquisa

A Pesquisa CNT de Rodovias é considerada um dos principais diagnósticos independentes sobre infraestrutura viária no país. Em 2025, o levantamento analisou 114.197 quilômetros de rodovias pavimentadas, com dados coletados por 24 equipes em 29 dias de trabalho de campo.

A metodologia combina avaliação visual, análise por inteligência artificial a partir de imagens em vídeo e cruzamento com bases georreferenciadas de edições anteriores. Os critérios considerados são pavimento, sinalização e geometria das vias, que resultam na classificação final de cada trecho.

O desempenho registrado coloca Goiás em posição de destaque nacional durante a gestão do governador Ronaldo Caiado e reforça a infraestrutura rodoviária como um dos principais eixos de desenvolvimento econômico e logístico do estado.