Intrigante templo submerso é descoberto em Nápoles

16 maio 2025 às 19h02

COMPARTILHAR
Um templo que estava submerso foi descoberto por arqueólogos na costa italiana. As ruínas estavam soterradas no litoral de Pozzuoli, cidade da região vulcânica de Campi Flegrei, a cerca de 16 quilômetros de Nápoles. Foram descobertos dois altares de mármore branco e lajes com inscritos em latim.
A possibilidade de um templo estar submerso no local foi levantada ainda no século 18, quando mergulhadores encontraram artefatos no mar. A informação é do portal Scientific American. Somente em 2023 foi realizado um mapeamento do fundo do mar, quando identificaram duas salas de arquitetura romana com aproximadamente 10 por 5 metros. Lá estavam os altares que foram encontrados.
Nas lajes estava a inscrição “Dusari sacrum”, traduzido como “consagrado a Dushara”. Isso pode revelar que o templo foi dedicado ao deus da religião de quem o construiu. Os especialistas acreditam que o templo foi erguido há cerca de 2.000 anos por imigrantes do antigo reino nabateu, a mesma civilização que construiu o famoso “Tesouro” de Petra, visto nos filmes Indiana Jones e a Última Cruzada.
A cidade Pozzuoli era conhecida como Puteoli na Roma Antiga, era um porto comercial onde navios desembarcavam com produtos para comercialização. Após muita atividade vulcânica, por séculos, parte da cidade afundou. O tempo foi destruído e soterrado, possivelmente por perda de influência dos comerciantes nabateus na região.
*Com informações do portal Aventuras na História
Leia também: